Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Hospitais de Teresina fecham alas destinadas a pacientes da doença

A medida faz parte do plano de reorganização da rede hospitalar da capital elaborado pela FMS

28/08/2020 15:34

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina anunciou nesta sexta-feira (28) que dois hospitais, o do Satélite e Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, fecharam suas as alas destinadas ao tratamento de pacientes da Covid-19. As duas unidades não contavam mais com pessoas internadas, o que possibilitou o encerramento das atividades.


Leia também

Pacientes curados podem continuar transmitindo a Covid-19, alerta infectologista 

Covid-19: Pacientes que se curaram podem apresentar sequelas graves 


A medida faz parte do plano de reorganização da rede hospitalar da capital  elaborado pela FMS devido a redução no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e, consequentemente, na utilização de leitos. De acordo com o novo protocolo, as internações serão concentradas nos hospitais de campanha Padre Pedro Balzi, João Claudino Fernandes (anexo HUT) e no Hospital do Monte Castelo.

Foto: Divulgação/FMS

A gerente de Assistência Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Íris Amaral, destacou que o fechamento das alas Covid-19 dos hospitais dos bairros acontece de forma gradual, no mesmo ritmo das altas médicas e da redução da demanda. “Estamos conduzindo o processo gradualmente, dando altas e transferindo os pacientes para os hospitais exclusivos para internação pela doença”, esclareceu.

A reorganização provocou aumento da taxa de ocupação dos leitos do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi. O local registrou até essa quinta-feira (27) 33 eitos ocupados de um total de 60. “Podemos conduzir bem esse nível de ocupação, pois temos uma rotatividade de altas significativa”, explica a diretora do hospital, Gina Nogueira. Desde que começou a funcionar, a unidade teve 575 internações.

De acordo com a FMS, até ontem, os hospitais do Buenos Aires e Dirceu contavam com três pacientes cada. No Hospital da Primavera, apenas duas pessoas estavam internadas.

Urgência

A FMS alerta que a população pode continuar procurando os hospitais dos bairros em caso de sintomas leves e graves da doença e demais problemas de saúde ou acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em caso de precisar de internação, o paciente será transferido para os hospitais de referência.

Em caso de urgência obstétrica, a gestante deve procurar as maternidades municipais localizadas nos bairros Buenos Aires, Satélite e Dirceu. Se a mulher apresentar quadro suspeito ou confirmado de Covid-19, será transferida para a Maternidade do Promorar ou para a Maternidade Dona Evangelina Rosa. 

Por: Otávio Neto, com informações da FMS
Mais sobre: