Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Teresina reorganiza rede hospitalar após queda de internações

O atendimento continua acontecendo em toda as unidades, mas as internações ficarão concentradas em três hospitais.

17/08/2020 16:45

Com a queda na taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes da Covid-19 em Teresina, a Prefeitura decidiu reorganizar a rede hospitalar da capital a partir dessa semana. O atendimento continua acontecendo em toda as unidades, mas as internações ficarão concentradas em três hospitais.


Leia também

Covid-19: Pacientes que se curaram podem apresentar sequelas graves 

Pacientes curados podem continuar transmitindo a Covid-19, alerta infectologista 


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) explica que as pessoas que apresentarem sintomas da doença causada pelo novo coronavírus devem procurar um dos nove hospitais municipais distribuídos nos bairros de Teresina ou uma das três Unidades de Pronto Atendimento. Contudo, se a equipe médica entender que é necessária internação, o paciente será transferido para um dos três hospitais de referência: Hospitais de Campanha Padre Pedro Balzi, João Claudino Fernandes (anexo HUT) e Hospital do Monte Castelo.

Hospital de Campanha Pedro Balzi (Foto: Divulgação/PMT)

“No final de semana, por exemplo, os leitos de UTI e de internação para pacientes com essa doença na rede da Prefeitura registraram uma taxa de ocupação de 56%. Essa porcentagem é inferior ao que foi registrado nos meses anteriores, o que permitiu que a equipe técnica reorganizasse a rede municipal de saúde”, justificou o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, sobre os motivos da reorganização.

A FMS alerta que em caso de complicações graves, os pacientes podem acionar o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) através do 192 ou procurar os hospitais localizados nos bairros Primavera, Buenos Aires, Matadouro, Santa Maria da Codipi, Parque Piauí e Dirceu, ou as UPAS do Promorar, Renascença e Satélite.

Gestantes

As gestantes podem procurar atendimento nas maternidades municipais localizadas nos bairros Buenos Aires, Satélite e Dirceu. Caso a grávida apresente sintomas ou confirmação da Covid-19 deve se dirigir para a Maternidade do Promorar. Se a gestação for de alto risco, o atendimento de referência é a Maternidade 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: