Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apenas oito dos 23 presos na Operação Infiltrados seguem detidos

A Justiça converteu 15 mandados de prisão temporária em medidas cautelares, o que resultou na soltura de 15 pessoas, dentre elas, policiais civis.

15/05/2017 17:12

Uma semana após ter sido deflagrada a Operação Infiltrados, 15 dos 23 presos na ação já estão soltos. Isso porque a Justiça, por meio da Central de Inquéritos de Teresina, converteu em medidas cautelares 15 mandados de prisão temporária que haviam sido cumpridos pela polícia. Dentre os soltos estão policiais investigados por fraudar o concurso da Civil de 2012. A Justiça determinou ainda a conversão de uma prisão temporária em prisão preventiva.


Leia também:

13 policiais civis são alvo de operação contra fraude em concurso 

Policial preso na 'Operação Infiltrados' ameaçava quem devia a quadrilha 

Desembargador manda soltar policial preso na Operação Infiltrados 


A informação é do delegado Willame Morais, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).  “A prisão temporária geralmente é pedida quando o acusado representa algum risco para as investigações e, para evitar que ele atrapalhe o andamento do processo, a Justiça determina sua detenção. No entanto ficou claro, nestes primeiros passos do inquérito, que esses presos poderiam ser postos em liberdade sem prejudicar as diligências e as tomadas de depoimentos. Por isso a decisão da Justiça em aplicar uma pena alternativa até que seja dada uma condenação definitiva”, explica o delegado Willame.

Na semana passada, o desembargador Pedro de Alcântara Macedo já havia determinado a soltura do policial civil Anderson Vasconcelos da Nóbrega, alegando que ele não tinha antecedentes criminais, apresentava residência fixa, estava colaborando com a polícia nas investigações e, portanto, não apresentava riscos para o inquérito se fosse liberado. No entanto, sua soltura aconteceu mediante algumas ressalvas: ele deverá comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades.

Com a soltura de 15 presos temporários da Operação Infiltrados, apenas oito continuam recolhidos à penitenciária, cumprindo prisão preventiva.

Entenda o caso

No último dia 09, a Polícia Civil do Piauí, por meio do GRECO, deflagrou a Operação Infiltrados para desbaratar uma organização criminosa acusada de fraudar o concurso da Polícia Civil de 2012. Na ocasião, 23 mandados de prisão foram cumpridos, dos quais 13 tinham como alvos policiais civis aprovados no certame.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: