Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: em Teresina, mulheres adultas são maioria entre pacientes curados

Duas idosas com mais de cem anos estão entre os pacientes que conseguiram vencer o coronavírus. Teresina possui 857 mortes pela doença e mais 23 mil casos.

21/08/2020 10:55

Teresina amanheceu esta sexta-feira (21) com mais 224 novos casos de covid-19 confirmados. A doença já atingiu ao todo 23.147 teresinenses e tirou a vida de 857. Um dado que chama a atenção e que colabora para a contenção da doença na capital é a quantidade de pessoas recuperadas após serem contaminadas pelo coronavírus: Teresina possui atualmente 10.229 pessoas recuperadas da doença.

Leia também: Teresina: Idosa descobre Covid-19 por acaso e vence doença 

Trata-se de um público que já consegui desenvolver os anticorpos da doença e se constituem como uma espécie de barreira para que o vírus não infecte novas pessoas. Deste total de gente curada da doença, a maioria é mulheres em idade adulta, conforme a ponta o levantamento divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). São 79% cultos recuperados e pelo menos 56% pessoas do sexo feminino que resistiram ao coronavírus.


Covid-19: em Teresina, mulheres adultas são a maioria dos pacientes curados - Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina

Entre as mulheres que se recuperaram, está uma idosa de 103 anos com registro de doença cardíaca, residente no Monte Castelo, e uma outra com 104 anos, sem comorbidades, residente no bairro Zoobotânico. Os idosos correspondem a 13% dos curados da covid-19 em Teresina, enquanto que 4% era crianças e 3,9% eram adolescentes. Desses pacientes recuperados, Pelo menos 82% tiveram sintomas da infecção e 18% eram assintomáticos. 

Leia também: Idosa de 92 anos recebe alta hospitalar após se curar da Covid-19 em Teresina 

A empresária Raimunda Barros, de 49 anos de idade, e a sua família estão na lista dos recuperados da Covid-19. “É uma doença nova, traiçoeira e que a pessoa não sabe como vai ser o trajeto do vírus dentro do organismo. Estávamos preocupados, mas, graças a Deus, todos ficaram bem: eu, meu marido que foi internado no Hospital do Monte Castelo, meus cunhados e meu filho de 9 anos”, conta.

“A guerra ainda não acabou”, diz prefeito

Por meio de suas redes sociais, o prefeito Firmino Filho comemorou as mais de 10 mil pessoas curadas em Teresina durante estes cinco meses de pandemia. No entanto, ele mencionou que não se pode esquecer as mais de 850 vidas perdidas para o coronavírus e reforçou que é preciso continuar fazendo cada um a sua parte. “A guerra ainda não acabou. Nosso agradecimento especial aos profissionais de saúde que entenderam seu papel no momento mais difícil na história da nossa cidade”, escreveu o prefeito nas redes sociais.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: