Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação Covid: FMS deve imunizar 200 idosos com mais de 90 anos por dia

Foram disponibilizados quatro pontos de vacinação drive-thru em Teresina para atender os idosos

09/02/2021 09:25

Iniciou nesta terça-feira (09) a vacinação contra Covid-19 aos idosos com 90 anos ou mais em Teresina. A abertura oficial aconteceu em quatro pontos de vacinação na Capital, um em cada zona da cidade, de forma drive-thru, ou seja, com as doses sendo aplicadas nos ocupantes dentro de seus veículos. A estimativa é vacinar cerca de 200 pessoas por dia. Ao todo, serão três dias dessa ação em cada zona da cidade. A vacinação acontece a partir das 9h enquanto houver doses a serem aplicadas.

Leia tambémPiauí recebe remessa de vacinas e dá início a imunização de idosos acima de 90 anos 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, destacou que não existe mais um grupo específico, mas a comunidade como um todo, que está sendo envolvida nessa vacinação. Os próximos passos da vacinação é aplicar a segunda dose naqueles pacientes que foram imunizados na primeira etapa. “Vamos seguir vacinando de acordo com o lote que estão chegando, e, se Deus quiser, logo atingiremos o número muito grande da população”, explica.

(Foto: Ascom/Semcom)

Gilberto Albuquerque enfatizou ainda que, ao mesmo tempo que está sendo realizado o drive-thru, outras equipes estão fazendo a vacinação convencional, ou seja, com os pacientes se dirigindo aos postos de saúde. A meta é que 2.460 idosos com mais de 90 anos sejam vacinados nesta etapa da campanha. Para isso, a FMS recebeu mais 4.670 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butatan.

Em alguns pontos de vacinação, como no Centro Uninovafapi, uma longa fila de carros se formou próximo ao local.


Francisca do Nascimento, de 91 anos, foi uma das primeiras idosas a receber a vacina contra covid-19 na abertura da campanha no posto de vacinação da zona Sul, localizado na Faculdade Santo Agostinho. Ela destacou a sensação e alegria em ser imunizada e reforçou que a população não deve temer a vacina. “Eu já estava perdendo a esperança de perder essa vacina, com medo de sair de casa, mas chegou e estou aqui muito alegre. Estava com muita expectativa para tomar essa vacina, aguardando a notícia de que ela chegaria. Não tenham medo. Eu tomo vacina todo tempo e nunca sinto nada. A vacina é uma saúde para nós e vai servir para todos que estão precisando”, disse.

Dona Francisca do Nascimento (91) foi levada pelo seu vizinho, Roseno Lopes (60) para ser vacinada contra a covid-19 (Foto: Ascom/Semcom)

A dona Francisca foi levada ao posto de vacina pelo Roseno Lopes, vizinho da idosa, que destacou a satisfação em levá-la para ser imunizada. “É um prazer. Eu a conheço há muitos anos, ou amigo dela e dos filhos dela. Eles me procuraram à noite perguntando se eu poderia trazê-la bem cedo para se vaciná-la e eu logo me prontifiquei. Eu tenho 60 anos e estou aguardando minha vez também, que logo vai chegar.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destacou que a vacinação está acontecendo dentro do esperado, seguindo as recomendações e prioridades estipuladas pelas Organização Mundial de Saúde, seguindo os protocolos locais. “Esperamos que mais vacinas cheguem logo para que eles possam vir se imunizar e, em breve, chegue vacina para as outras faixas etárias também”, disse.

Confira os ponto de vacinação drive-thru em Teresina: 

Zona Norte

Universidade Estadual do Piauí - Campus Torquato Neto

Rua João Cabral, 2231 - Pirajá

Zona Leste

Centro Universitário Uninovafapi

Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123 - Uruguai

Zona Sudeste

Faculdade Estácio

Av. dos Expedicionários, 790 - São João

Zona Sul

Centro Universitário Santo Agostinho

Av. Prof. Valter Alencar, 665 - São Pedro

Mais sobre: