Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacina contra gripe: Campanha é prorrogada até 31 de agosto

Na capital, a vacina continua sendo aplicada em 67 unidades de saúde distribuídas pelas regiões da cidade

27/07/2020 16:05

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Teresina foi prorrogada até o dia 31 de agosto, informou nesta segunda-feira (27/07) a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A medida acompanha a decisão do Ministério da Saúde de permanecer com as doses disponíveis para a população nesse momento de pandemia do novo coronavírus. Esse é o segundo mês que vacinação foi prorrogada . 

Na capital, a vacina continua sendo aplicada em 67 unidades de saúde distribuídas pelas regiões da cidade até o final do mês de agosto apenas para o público do grupo prioritário da campanha.

Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pela FMS, as mães no pós-parto é o grupo que menos tem procurado a vacina, e apenas 42,69% desse público recebeu a imunização. A procura é baixa também pelas gestantes (51,02%) e as crianças (56,12%). A diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba, alerta que manter esses grupos imunizados e seguros é de fundamental importância.

“As crianças fazem parte do grupo de risco, pois estão em desenvolvimento e o seu sistema imunológico encontra-se em formação. Já as mulheres grávidas e mães no pós parto ficam com o sistema imunológico enfraquecido, em razão das alterações hormonais e das mudanças no corpo. Quando as gestantes vacinam contra gripe, elas protegem também o bebê”, explica Amariles.

Foto: Divulgação / FMS

A diretora comenta que a baixa procura pela vacina tem uma justificativa: o medo das famílias da infecção pelo novo coronavírus. Ela esclarece, contudo, que as unidades estão com rígidos protocolos de segurança para garantir a proliferação do vírus nesses locais.

A FMS pontua que os espaços são sanitizados, os servidores de saúde utilizam a paramentação adequada, os profissionais da limpeza seguem os protocolos da ANVISA e a entrada é controlada para evitar aglomeração. A pessoa pode procurar a UBS mais próxima da residência para evitar transporte público, evitar tocar em superfícies e fazer o uso de máscara. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: