Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacina contra a gripe: Prefeitura estende campanha de vacinação

As doses que estariam disponíveis até esta terça-feira (30/06), agora seguirão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS"™s) enquanto durar o estoque

30/06/2020 16:57

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi estendida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) devido a baixa procura dos grupos prioritários. As doses que estariam disponíveis até esta terça-feira (30/06), agora seguirão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) enquanto durar o estoque. A vacina é destinada para crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos, professores, gestantes e mães de até 45 dias de pós-parto.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que é de fundamental importância que esses grupos prioritários estejam imunizados contra a gripe e evitem que sintomas parecidos com os da Covid-19 levem mais pessoas ao serviço de saúde. “Precisamos vacinar essas pessoas porque elas são muito importantes no controle da epidemia do vírus da influenza. A vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde”, disse.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (Foto: Divulgação / FMS)

Amariles acredita que a baixa procura seja explicada pelo receio da população de sair de casa em busca de uma UBS. Ela garante, contudo, que todos os procedimentos de segurança são adotados pelos profissionais. “Sabemos que existe um receio por causa da Covid-19, mas garantimos que as UBS estão tomando todos os cuidados possíveis para preservar sua saúde”, afirma.

A FMS recomenda que as pessoas que buscarem as UBS’s utilizem máscaras e respeite as orientações do distanciamento social de pelo menos 2 metros.

Baixa procura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta terça-feira (30/06) um balanço sobre a Campanha de Vacinação Contra a Gripe na capital e constatou a baixa procura dos grupos prioritários. Segundo os números, apenas 32,27% do público alvo de mães no pós-parto foram vacinadas. A imunização de gestantes (41,24%) e crianças (45,38%) também segue baixa. Segundo a FMS, até o momento apenas 3.470 professores foram vacinados, enquanto a campanha do ano passado registrou que 11.477 professores foram imunizados. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: