Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Frota de ônibus em Teresina deve aumentar para 250 após ordem de serviço da Strans

O monitoramento será feito por meio do sistema de bilhetagem eletrônica; a empresa que não cumprir será notificada

08/12/2021 15:29

Os Consórcios e empresas que operam o transporte público coletivo de Teresina devem aumentar a frota em 250 ônibus, após uma nova ordem de serviço emitida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Os veículos devem ser distribuídos em todas as zonas da cidade. A nova ordem de serviço foi emitida no dia 1º de dezembro, e os Consórcios devem cumprir a determinação.


Leia tambémStrans diz que notícias que agravam crise dos ôniibus devem ser deixadas de lado 

O gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, explica que no momento 200 ônibus circulam em Teresina, sendo 95% da frota determinada em circulação, mas a Strans identificou a necessidade de um aumento e ampliação da ordem de serviço.

(Foto: Arquivo ODIA)

“De acordo com os dados analisados, verificamos que, em um mês, a demanda de passageiros na capital aumentou em 200 mil. No meio de outubro a gente estava com um total de 1,3 milhão de passageiros. Já no mês de novembro subiu para 1,5 milhão. Percebemos que o passageiro está voltando ao sistema. E por isso também foi levada em consideração a lotação e tempo de espera dos passageiros nas paradas”, explica.

Felipe Leal destaca ainda, que além da fiscalização que é feita nas praças, paradas e garagens, os agentes de fiscalização do transporte público da Strans vão monitorar o cumprimento da ordem de serviço por meio do sistema de bilhetagem eletrônica.

A empresa que não cumprir a determinação, após o período de cinco dias úteis, deve ser notificada, e após a notificação, pode ser aplicada multa”, esclarece Felipe Leal.

A bilhetagem eletrônica será operacionalizada pela Prefeitura. Entretanto, até o momento, o sistema ainda é administrado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

“A previsão é que até fevereiro a operação do sistema de bilhetagem seja assumida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, para garantir maior fiscalização, transparência e controle operacional. Estamos em processo de transição, e uma Comissão Especial foi criada em outubro deste ano para fazer a transição”, reforça o gerente de Planejamento de Transporte Público da Strans.

A nova ordem de serviço segue válida até que outra ordem de serviço seja emitida. A previsão é de que possa ter um novo aumento na ordem de serviço para 300 ônibus.

Mais sobre: