Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Decreto municipal irá ampliar horário do comércio e liberar shows em bares

Decreto municipal com medidas restritivas que devem ser aplicadas ao município deve ser publicado ainda hoje (28).

28/01/2021 11:04

Atualização 12h47

Acabou por volta de 12h20 a reunião entre o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, secretários e representantes de segmentos e membros do Centro de Operações Emergenciais (COE), para discutir as medidas restritivas publicada no emitido pelo Governo do Estado na última terça-feira (26).

Em entrevista à imprensa, o vice-prefeito, Robert Rios, divulgou que o decreto municipal deverá flexibilizar as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado. Segundo ele, eventos privados, como festas de aniversário e casamentos, que estavam proibidos pelo Estado, podem voltar a acontecer, assim como a realização de apresentações musicais em bares e restaurantes da Capital.

"Vamos seguir o que manda o protocolo da OMS [Organização Mundial de Saúde]. A vigilância sanitária vai fiscalizar para que não haja superlotação, com grandes bandas e aglomeração de pessoas, mas não tem problema ter música. Se você está em um restaurante sentado almoçando, qual a diferença de ter uma música tocando? Isso não vai gerar contaminação", afirmou.

Outro ponto que deverá ser flexibilizado pelo decreto, segundo o vice-prefeito, é o horário de funcionamento do comércio em Teresina. De acordo com ele, quanto mais tempo o comércio estiver aberto, menos aglomeração haverá dentro das lojas. No entanto, o novo horário de funcionamento ainda não foi anunciado.

Os pontos discutidos durante a reunião deverão ser analisados pela Procuradoria Geral do Município e a previsão é de que o decreto seja publicado ainda nesta quinta-feira (28).

Matéria original

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reúne, neste momento, com secretários e representantes de segmentos econômicos e membros do Centro de Operações Emergenciais (COE), para discutir as medidas restritivas publicada no emitido pelo Governo do Estado na última terça-feira (26).

Na pauta será discutido o funcionamento do comércio, shoppings, bares e restaurantes de Teresina. O secretário municipal de Governo, Adolfo Nunes, destacou que o entendimento da prefeitura é pela flexibilização.

(Foto: Ascom/PMT)

“Nós achamos que abrir os espaços, aumentar o número de coletivos não haverá aglomeração. O pensamento é esse, então achamos que flexibilizar é melhor. Esse documento ainda está em elaboração porque vai ser discutido com alguns segmentos do comércio”, disse.

Com relação à participação de músicos em restaurantes, o secretário municipal de Governo acrescentou que, se os estabelecimentos ficam abertos até meia noite, então é necessário que tenha música no ambiente. “Mas mantendo a regra, a disciplina e as ações de proteção”, fala.

A secretária de economia solidária (Semest), Gessy Fonseca, entregou, na noite de ontem (27), ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, uma solicitação para que não houvesse a redução no horário de funcionamento do comércio, shoppings, bares e restaurantes da Capital.

“A solicitação é uma resposta ao Decreto n° 19.445, de 26 de janeiro de 2021, estabelecido pelo governador Wellington Dias, que determina medidas sanitárias mais restritivas pra o funcionamento dos estabelecimentos citados, até́ o dia 21 de fevereiro.

Eu como secretária da Semest, e o secretário da Semdec, Marcelo Eulálio, acreditamos que a medida sanitária vai prejudicar muito os micro e pequenos empreendedores, comerciantes, bares, restaurantes e autônomos. Ampliar o horário de funcionamento dos estabelecimentos, ao invés de reduzi-lo, é uma medida mais eficaz para evitar aglomeração”, disse.

Mais sobre: