Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artistas fecham a ponte Juscelino Kubitschek em protesto ao decreto do Governo

A manifestação na Av. Frei Serafim é em protesto ao decreto do Governo do Estado que restringe o horário de funcionamento dos bares, restaurantes e comércio no Piauí.

28/01/2021 09:38

Neste momento, os artistas e empresários de bares de restaurantes estão bloqueando o acesso da ponte Juscelino Kubitschek, no sentido centro/ Zona Leste. A manifestação é em decorrência do decreto estadual que impõe  medidas mais rígidas para conter a transmissão da covid-19. As novas medidas entram em vigor nesta quarta-feira, 27, e vão até o dia 21 de fevereiro. 


Artistas fecham a ponte Juscelino Kubitschek em protesto ao decreto do Governo. Foto: Assis Fernandes/ODia

Os manifestantes se concentram inicialmente no cruzamento da Avenida Frei Serafim com Rua Coelho de Resende, logo em seguida bloquearam o acesso da Avenida Miguel Rosa com Avenida Frei Serafim, e seguiram sentido a ponte Juscelino Kubitschek na altura da Rua Goiás.


Os manifestantes se concentram inicialmente no cruzamento da Avenida Frei Serafim com Rua Coelho de Resende. Foto: Assis Fernandes

No decreto os bares e restaurantes podem funcionar até às 23h, com proibições de shows, música ao vivo e som ambiente. Além disso, o decreto suspende eventos carnavalescos no Estado. As medidas foram tomadas em virtude do aumento de casos e mortes da doença nas últimas semanas.

"A gente quer que voltem as bandas em bares, restaurantes e casas de shows em pequena escala, pois a gente sabe que não houve fiscalização da outra vez. Estamos sem trabalhar e sem auxílio a gente não tem nada para receber, ou se caso não dê para voltar as bandas, queremos um auxilio imediato", afirma Japa cantora.

Já a cantora Kelly Leite, lembra que os artistas estavam há sete meses sem trabalhar por decorrência da pandemia, causada pela covid-19, e agora estavam começando a colocar as contas em dias. "Estamos atrás dos nossos direitos de trabalhar pois apenas a nossa classe artística foi atingida, está tudo fluindo normal. E como que a gente vai sobreviver sem fazer as nossas apresentações", conta Kelly Leite.


O coronel Rodrigues, da Força Tática, pediu para os manifestantes irem para o outro lado da ponte, pra desviar o trânsito. Os artistas liberaram mas voltaram a bloquear o acesso. Os policiais estão tentando negociar a liberação das vias.

Decretos

Segundo o decreto municipal de 22 de junho de 2020, que dispõe sobre a retomada das atividades de bares e restaurantes em Teresina, é permitida a realização de apresentações ao vivo, desde que não haja dança para evitar aglomeração e a livre circulação de pessoas. Já o decreto estadual, de 4 de setembro de 2020, determina que as atividades artísticas em casas de shows devem respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas e o uso de máscaras, além de outras orientações.



Mais sobre: