Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: após reclamação de moradores, rua não será mais fechada na zona Sudeste

A Rua 08, que liga a Avenida Noé Mendes ao Parque Colorado seria fechada para melhorar o trânsito no local

02/05/2021 11:47

Na última sexta-feira (30), o PortalODIA.com mostrou a insatisfação da população que reside na Rua 08, no Parque Colorado, zona Sudeste de Teresina. Os moradores reclamavam do fechamento da via, que liga a Avenida Noé Mendes ao bairro.

A ação fazia parte das obras de revitalização das hortas comunitárias do Grande Dirceu e as ruas que cortam as hortas seriam fechadas como forma de melhorar o trânsito de veículos no local. Porém, moradores e comerciantes enfatizaram que a obra traria prejuízos, tanto de mobilidade, especialmente para as pessoas com deficiência, como para a economia, já que, sem movimentação de pessoas, os comércios teriam baixa procura.

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Após a reclamação, o superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Sudeste), Zé Nito, esteve no local e conversou com a comunidade. Diante das queixas apresentadas, o gestor informou que a via seria novamente aberta, mas somente para a passagem de pedestres. Para isso, o local passará por uma nova obra, já que no momento o trecho estava sendo fechado. Com a nova orientação, a Rua 08 será revitalizada, mas no local não passarão veículos. 

“Chegamos a um entendimento e a comunidade será atendida. Haveremos de fazer uma rua das mais belas, com acesso para pedestres e cadeirantes. Entretanto, estamos entrando em consenso que não haverá acesso para carros, de modo que não venha a atrapalhar o grande projeto do passeio das hortas. Estamos felizes em transmitir essa notícia, de que a Rua 08 não será interditada, mas, sim, transformada em uma rua exclusiva para pedestres”, disse.

O cadeirante Wilson Gomes, um dos moradores da região e presidente da Associação dos Cadeirantes do Município (Ascamte), agradeceu ao superintendente por ter ouvido a reclamação da população e destacou que essa é uma grande conquista da comunidade.

“Tivemos um entendimento com a SAAD Sudeste, juntamos as pessoas e elas gostaram da ideia, que ficará viável para todos, inclusive sem atrapalhar a vida dos comerciantes da região”, disse Wilson Gomes. 

Projeto prevê melhorias no trânsito da região

Segundo a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Sudeste), o fechamento da Rua 08 faz parte de um projeto da Avenida das Hortas que visa melhorar o trânsito na região. Por meio da assessoria do órgão, foi informado que algumas das ruas que atravessam as hortas não serão mantidas. 

No projeto está previsto que a Avenida Noé Mendes torne-se mão única, assim como a Rua Doutor Pedro Teixeira. As mudanças estão sendo planejadas com o intuito de dar mais fluidez ao fluxo de veículos na região. Na revitalização do local também está prevista a construção de pontos de ônibus. 

Mais sobre: