Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério Público tenta intermediar acordo entre Prefeitura e Setut

O MP ouviu as partes envolvidas na tentativa de celebrar um acordo para resolver os problemas do transporte público na Capital

17/05/2021 17:35

O Ministério Público interveio no entrave do transporte público de Teresina e tenta intermediar um acordo entre a Prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT) para solucionar os problemas de redução da frota de ônibus e até mesmo atrasos salariais de trabalhares do sistema.


Leia também: Lucy Soares é eleita a nova presidente da comissão da Mulher da Alepi 


Uma audiência pública realizada na última segunda-feira (14) reuniu representantes da Procuradoria-Geral do Município de Teresina, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) para entender os argumentos apresentados pelas partes.

Foto: Divulgação / Ascom

No encontro, os representantes do Setut alegaram que o sistema sofre com redução dos passageiros devido a pandemia do novo coronavírus e o descumprimento de contrato celebrado. Os empresários afirmaram ainda que decisões judiciais não estariam sendo cumpridas e questionam sobre o repasse dos subsídio.

Por outro lado, o superintende da Strans, Cláudio Pessoa, afirmou que os pagamentos de sua atribuição estão sendo realizados e pediu emprenho das empresas dos consórcios para resolução dos problemas do transporte. Ele declarou que a superintendência está disponível para qualquer acordo.

A promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira, titular da Promotoria de Justiça especializada na defesa dos consumidores, agendou uma nova audiência para a próxima segunda-feira (24) para debater as propostas do acordo.

CPI do transporte público

A Câmara Municipal de Teresina aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades do transporte público de Teresina . A CPI que tem o vereador Dudu Borges (PT) como presidente deve iniciar os trabalhos nesta semana quando serão ouvidos os empresários que foram os consórcios municipais. 

Fonte: Com informações do MPPI
Mais sobre: