Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Igrejas de Teresina podem funcionar nos dois primeiros fins de semana de agosto

A medida vale para o próximo sábado (01) e domingo (02), e serão repetidas nos dias 08 e 09 da próxima semana

28/07/2020 17:18

O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou nesta terça-feira (28) decreto que autoriza igrejas de Teresina a funcionar durante os dois primeiros fins de semana de agosto. Ontem, o chefe do executivo municipal determinou, também em decreto, medidas mais restritivas das para as mesmas datas  em decorrência do  novo coronavírus.

Foto: Arquivo O Dia.

Essas medidas servem para grande parte dos setores econômicos da Capital. Neste sentido, além das igrejas, estão autorizados a funcionar farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery (exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha), órgãos e profissionais de imprensa e situações comprovadas de urgências e emergências. A medida vale para o próximo sábado (01) e domingo (02), e serão repetidas nos dias 08 e 09 da próxima semana.

Vale lembrar que os templos religiosos foram incluídos no cronograma de reabertura das atividades econômicas de Teresina e do Piauí e tiveram permissão para reabrir na segunda-feira (27), assim como o comércio varejista e atacadista .

Grupo de risco deve acompanhar missas e cultos de casa

Fiéis que pertencem ao chamado grupo de risco devem continuar acompanhando as celebrações em casa através das plataformas digitais . Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o grupo de risco é formado por: diabéticos, hipertensos, doentes renais, idosos acima de 60 anos de idade, cardíacos, pessoas com doenças pulmonares crônicas, bronquite e asma.

Neste primeiro momento, estão suspensos os sacramentos do batismo, crisma, matrimônio e primeira eucaristia e os templos estarão autorizados a receber uma lotação máxima de 30% (trinta por cento) da capacidade da igreja ou capela, considerando todas as pessoas sentadas. 

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: