Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Greve dos ônibus em Teresina: retorno fica indefinido após assembleia

A frota estava prevista para retorno parcial amanhã (07), mas o sindicato patronal ainda não aceitou a contraproposta dos motoristas e cobradores

06/07/2020 12:53

Com mais de 50 dias em greve, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) estiveram reunidos nesta segunda-feira (06) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir sobre o retorno parcial da frota de ônibus em Teresinaprevisto para esta terça-feira (07).

Durante a assembleia, o MTP submeteu uma proposta e o Sintetro fez uma contraproposta. No fim, a categoria dos motoristas e cobradores aceitaram a proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho, desde que o sindicato patronal garantisse os salários e benefícios dos trabalhadores mediante assinatura de um termo.

Foto: Arquivo/ODIA)

“Queremos um documento que garanta o recebimento desses benefícios, como ticket de alimentação e plano de saúde, pois a categoria não confia nos empresários. Estamos tentando entrar em contato com sindicato patronal para dar uma resposta à nossa categoria. Se até o final do dia não derem um retorno não vamos rodar amanhã”, disse Ajuri Dias, presidente interino do Sintetro.

O Sintetro ainda cobrou o cumprimento de outras medidas relacionadas ao protocolo de saúde, como higienização dos ônibus, além da realização dos testes rápidos e estrutura nos finais de linhas, onde não há banheiros para os trabalhadores. “Não queremos trabalhar nos ônibus com risco de pegar coronavírus. A categoria precisa ter uma proteção, senão não temos condições de retorno”, enfatiza.

Leia também: Greve de ônibus: 400 trabalhadores foram demitidos durante pandemia em Teresina 

A proposta do Ministério Público do Trabalho é de que a frota circule com 70% dos ônibus em horário de pico,  das 6h às 9h e de 16h às 19h horas, e 30% nos demais horários. Ao todo, retornarão 87 veículos, com um carro para cada linha, de acordo com a ordem de serviço recebido pelo Sintetro. 

Além disso, os terminais estarão fechados e os ônibus farão o percurso direto entre os bairros e o Centro de Teresina. A medida visa evitar aglomerações. O uso de máscaras nos ônibus também será obrigatório. 

Os passes dos estudantes e a gratuidade dos idosos continuarão suspensos, a fim de evitar o aumento da circulação de pessoas. A Superintendência Municipal de Transporte Trânsito (Strans) vai garantir a sanitização diária de todos os veículos, estações de embarque e desembarque de passageiros, além das paradas de ônibus abertas de todas as zonas da cidade. Outra medida será a disponibilização de álcool em gel para todos os operadores dos veículos.

A equipe do PortalODIA.com entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), mas até o fechamento da reportagem não recebeu um posicionamento. O espaço está aberto para esclarecimento.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: