Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eventos: decreto autoriza funcionamento de teatros, cinemas e casas de espetáculos

Os locais deverão funcionar com 40% da capacidade, seguindo orientações de protocolo higiênico-sanitário

11/09/2020 11:21

O decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho ontem (10), além de ampliar o horário de funcionamento das atividades comerciais, ainda determinou a reabertura dos estabelecimentos ligados ao setor de eventos, como casas de espetáculos, teatros e cinemas. Segundo o decreto 20.078, os locais deverão funcionar com 40% da capacidade, seguindo orientações de protocolo higiênico-sanitário específico para evitar a propagação do coronavírus na capital.

Além de seguir as recomendações gerais, como o uso de máscara, por exemplo, as empresas deverão adotar algumas medidas tais como: controlar acesso às instalações desde a entrada com sinalização no chão para indicar percurso de circulação e posicionamento dos trabalhadores; os locais de apresentação deverão ter acesso exclusivo para artistas reduzindo contato com público e evitando aglomerações.

(Foto: Agência Brasil)

Os estabelecimentos também devem disponibilizar tapetes sanitizantes na entrada ou em locais de grande circulação de pessoas e/ou mercadorias. A compra de ingressos deverá ser feita preferencialmente pela internet e os pagamentos deverão também priorizar métodos eletrônicos. Não será permitido o consumo de alimentos no interior de cinemas e teatros.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, a liberação acontece após a estabilização no número de casos e óbitos da doença na capital, e após a liberação por parte do Governo do Estado.

Leia também: Setor de eventos reabre nesta terça (08); confira restrições 

“Estamos observando o cenário e fazendo uma retomada segura e responsável. É extremamente importante que as empresas sigam as orientações, sempre pautadas no bem-estar e na saúde dos clientes e trabalhadores”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

Por: Isabela Lopes, com informações da PMT
Mais sobre: