Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Setor de eventos reabre nesta terça (08); confira restrições

O decreto estadual que estabelece a data e protocolo de reabertura foi enviado para publicação.

08/09/2020 12:05

O setor de evento de Teresina reabre nesta terça-feira (08). Tanto os estabelecimentos quanto a população devem ficar atentos ao que pode ou não funcionar, bem como as restrições de segurança com relação à quantidade de pessoas e ambientes fechados. A decisão de reabertura do setor foi anunciada na última segunda-feira (31/07) pelo prefeito Firmino Filho durante reunião com representantes do setor. O decreto estadual que estabelece a data e protocolo de reabertura foi enviado para publicação.

Com a flexibilização das atividades deste segmento, algumas restrições estão sendo adotadas, como a realização de eventos desde que aconteçam em locais abertos ou semiabertos. Além disso, o local deve comportar até 100 pessoas, com distanciamento de 4 m² dentre pessoa e que tenha circulação de ar.

(Foto: Divulgação)

“Um casamento ao ar livre, por exemplo, será possível, ou se a pessoa quiser utilizar a área aberta de um buffet, mas somente com até 100 pessoas. Atividades como cinema, teatros e boates não estão autorizadas a funcionar, vez que esses estabelecimentos não oferecem circulação de ar necessária”, explica o presidente da Associação Piauiense de Empresas e Eventos (APOE), Tiago Peixoto.

Os drive in também estão autorizados a reabrir a partir desta terça-feira, mas devem ter um limite de até mil pessoas e quatro pessoas por carro, bem como a proibição de consumo de bebida alcoólica por parte do motorista, vez que este irá conduzir o veículo e dirigir sob efeito de álcool é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. “Os drive in devem oferecer espaçamento necessário de até dois metros por carro, e esse espaço tem que ser adequado para comportar a quantidade de veículos que ficarão no local”, completa Tiago Peixoto.

Leia também: Associação de Empresas e Eventos pede reabertura do segmento 

Apesar da notícia ser positiva, o presidente da APOE destacou que o setor continua sendo prejudicado, vez que alguns segmentos não poderão funcionar. Além disso, ele chama atenção para alguns estabelecimentos que não estão cumprindo as recomendações, como restaurantes com ambientes fechados que estão funcionando normalmente e sem seguir as medidas para evitar lotação.

“Embora tenha sido autorizado, não estamos satisfeitos com a maneira como isso está se dando. Entendemos que é positivo porque gera uma previsibilidade, pois se já temos uma reabertura gradual agora, conseguimos imaginar que até o final do ano as coisas estarão mais flexíveis. Entretanto, essas restrições, ao mesmo tempo que começam a acontecer, também impedem que de os eventos sejam realizados”, disse.

A reabertura do setor de eventos será avaliada a cada 15 dias pela Vigilância Sanitária do Estado para determinar a flexibilização ou não de novas atividades.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: