Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

COVID-19: Hospital da Santa Maria da Codipi passa a receber pacientes

Ao todo, foram 31 leitos transferidos do hospital de campanha Pedro Balzi para a unidade da zona Norte

21/01/2021 14:44

A Fundação Municipal de Teresina (FMS) comunicou nesta quinta-feira (21) que os leitos para tratamento da Covid-19 do Hospital de Campanha Pedro Balzi foram transferidos para o Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital. O local começa a receber pacientes hoje. 


Leia tambémCriança de 11 anos morre de covid-19 no Piauí; estado tem nove óbitos em 24h 

Coronavac: Políticos que furaram fila podem responder por improbidade administrativa 


“O Hospital Mariano Castelo Branco tem uma estrutura nova, bonita, bem conservada e adequada para tratar esses pacientes de forma mais justa”, disse o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque durante visita ao Hospital. Ao todo, foram 31 leitos transferidos do hospital de campanha. 

Além dos leitos, profissionais de saúde foram deslocados para o Hospital da Santa Maria da Codipi para o tratamento dos pacientes. Segundo a direção, a unidade receberá casos leves e moderados da doença.

Foto: Divulgação / FMS

“Nós teremos a implementação do serviço de fisioterapia, aumentando o apoio da equipe, que conta também com médicos especializados, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Já funcionamos com internação Covid por 4 meses, com 25 leitos, e estamos prontos para receber pacientes de toda a cidade”, explicou a diretora Ana Cleia Marques.

A medida faz parte de uma série de alterações que a FMS realiza desde a posse dos novos gestores. Gilberto Albuquerque afirmou que as mudanças buscam o melhor aproveitamento da rede de saúde. “As estruturas de campanha foram criadas para serem temporárias e já cumpriram seu papel. Agora vamos transferir esses leitos para unidades hospitalares, mais adequadas e estruturadas”, concluiu. 

Leitos no estado

taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados para tratamento de pacientes do novo coronavírus no Piauí  voltou a preocupar, segundo os números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Há hospitais em Teresina e no interior do estado com leitos 100% ocupados e outros que se aproximam da lotação máxima. 

Mais sobre: