Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval em Teresina: blocos aprovam adiamento das festas de momo

Os representantes de blocos defendem, contudo, que sejam realizados apresentações virtuais

07/01/2021 15:12

Os presidentes de blocos de rua de Teresina concordam com a medida da prefeitura que decidiu nesta quinta-feira (7) adiar o carnaval e Corso da capital devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Pessoa e o presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima .


Leia tambémCarnaval no Piauí deve ser adiado para junho devido Covid-19 


Para o fundador do Bloco Sanatório Geral, Jorginho Medeiros, o adiamento já era esperado pela dificuldade do país em vacinar a população contra a Covid-19. Ele confirmou que o bloco não irá se apresentar no mês de fevereiro, mês que o carnaval deveria ocorrer.

"O cancelamento do carnaval de Teresina, par mim já era algo esperado e não vejo novidade nisso. O bloco sanatório geral oficialmente não sai nesse carnaval, não tem a menor condição da gente se divertir na situação que nos encontramos, com o mundo inteiro parando. É mais que acertado não ter carnaval em Teresina", disse.

Foto: Arquivo O Dia 

Já o presidente do Bloco Piauí Samba, Roberto Gleydson, concorda com o adiamento da festa presencial para uma data após a imunização da população teresinense, mas defende a realização de atividades virtuais durante a data original do carnaval. Ele sugere uma ação social voltada para ajudar instituições da capital.

"Acho importante ser adiado para o mês de junho, principalmente depois da vacina, pois entendemos que a saúde deve vir em primeiro lugar. Não podemos deixar de fazer um evento voltado para a folia no mês de fevereiro. Seria interessante uma live ou ação social com arrecadação de alimentos, ou campanha para o hemopi. Algo relacionado ao bloco, mas nada presencial”.

Foto: Divulgação / Piauí Samba

O tradicional Bloco Capote de Madrugada, que no ano passado levou cerca de 150 mil pessoas para a avenida e ocorre há 17 anos, seguiu a medida da prefeitura e anunciou seu cancelamento até que a festa de momo seja autorizada pelas autoridades sanitárias. O presidente, João Furtado, afirmou que o bloco vai aproveitar para renovar alegorias e trabalhar para ampliar a festa.

"Estamos passando por essa pandemia, mas estamos aguardando essa vacina para que todos estejam imunizados e possamos continuar fazendo esse trabalho. Estamos fazendo uma renovação das nossas alegorias e carros alegóricos, vendo atrações, e, dependendo de quando ocorra o carnaval, no próximo semestre, faremos até dois dias de carnaval. Sábado e mais um dia, o domingo, e uma das novidades é que tenha mais um palco, totalizando três, aumentar a quantidade de trios elétricos, mantendo a tradição, mas tudo vai depende de do como as coisas estão".

Foto: Arquivo O Dia

O adiamento do carnaval no Piauí também será pauta de uma reunião do secretário de Turismo, Flávio Nogueira Junior, e o governador Wellington Dias. O secretário defende que a festa carnavalesca seja adiada para o mês de junho. A ideia de Flávio Nogueira é criar um calendário integrando a tradição do carnaval com as festas juninas. 

Por: Isabela Lopes e Otávio Neto
Mais sobre: