Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Por falta de seringas, crianças não serão vacinadas contra gripe H1N1

Segundo a Sesapi, a previsão é de que a vacinação de crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos seja normalizada no prazo de oito dias.

20/04/2018 17:33

No mesmo dia em que foi confirmado o primeiro caso da gripe H1N1 no Piauí em 2018, a Fundação Municipal de Saúde informou que as seringas de agulha 20 x 5,5, utilizadas na vacinação de crianças de 0 a 5 anos, estão em falta nos postos de vacinação. Por conta disso, as crianças nessa faixa etária não poderão ser vacinadas em um primeiro momento e só serão imunizadas após a chegada do material, que está prevista para daqui a oito dias. 

Em entrevista ao O DIA, a diretora de vigilância sanitária na Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, informou que o atraso na entrega do material está relacionado a uma crise no mercado nacional de seringas e agulhas para a vacinação de crianças. “O Estado que entrega a seringa. Houve um problema na aquisição e a Sesapi está tentando viabilizar isso”, comunicou.

Por falta de seringas, crianças não serão vacinadas contra gripe H1N1. (Foto: Arquivo O Dia)

A Prefeitura de Teresina informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que a chegada do material está prevista para daqui a oito dias, e só então será feita uma convocação para os pais e mães levarem os pequenos para serem imunizados contra o H1N1. Na primeira semana, todas as outras faixas etárias serão vacinadas normalmente.

Em nota, a Sesapi informou que a falha na entrega é pontual, não causando prejuízo à população, e reiterou que a distribuição do material será feita na próxima semana. “A Secretaria de Estado da Saúde informa que as seringas serão distribuídas simultaneamente às doses de vacinas. O Ministério da Saúde vai entregar as doses em sete etapas, sendo que na primeira, foram 20% e 9% programadas para receber nesta semana que se inicia”, informou o órgão, que atribuiu a falta de material a problemas no processo licitatório.

Primeiro caso confirmado em 2018

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nesta quinta-feira (19) um caso de Gripe H1N1 em Teresina. A paciente infectada é uma adolescente de 13 anos que apresenta um quadro de comorbidade associada e pneumopatia crônica, ou seja, doença pulmonar que dura mais de três meses e, mesmo com o devido tratamento, em alguns casos não tem cura. Ela está internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Campanha de Vacinação

Secretaria de Estado da Saúde inicia a partir da próxima segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1. A campanha vai até o dia 01 de junho e o Dia D é 12 de maio. Em todo o Piauí, 800 mil pessoas devem se vacinar.

A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.

Público a ser vacinado:

- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;

- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);

- Gestantes;

- Puérperas;

- Trabalhadores da saúde;

- Povos indígenas;

- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais(como o caso da adolescente);

- Professores das escolas públicas e privadas;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade;

- Funcionários do sistema prisional

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: