• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Wellington reassume cargo e faz balanço de agenda no exterior

Durante a transmissão de cargo, Regina Sousa também fez o balanço das agendas enquanto governadora.

01/11/2019 17:15h

O governador Wellington Dias reassumiu o cargo de chefia do Poder Executivo, nesta sexta-feira (1º). A transmissão foi feita pela vice-governadora Regina Sousa, que esteve à frente do cargo durante seis dias, período em que o chefe do Executivo estadual cumpriu agenda na Europa. Na ocasião da reassunção, ele fez um balanço das agendas no Vaticano e Alemanha.


No Vaticano, o governador participou do encerramento do Sínodo da Amazônia  e da Cúpula dos Governadores da Pan-Amazônia, onde foi recebido pelo Papa Francisco. “Ali tratamos sobre a necessidade de manter a Conferência Internacional sobre Mudança Climática (COP 25) e tivemos a aprovação da Carta da Cúpula, um marco para o planeta, pois traz um alerta sobre o processo de mudanças climáticas que estamos vivendo. A elevação da temperatura altera a vegetação, assim como o ciclo da água, o que põe em risco os seres humanos, portanto é algo a ser cuidado de imediato. A carta ainda contém uma proposta minha de criação do Fórum Pan-Americano Permanente de Defesa da Amazônia, que é uma estratégia para discutir e construir soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, disse Wellington.


Leia também

Dias participa do encerramento do Sínodo da Amazônia no Vaticano 

Dias defende que países ricos compensem danos ambientais 

No Vaticano, governadores da Amazônia se distanciaram de Bolsonaro 


Na Alemanha, o chefe do Executivo estadual buscou parcerias para o programa Ativos Verdes com a embaixada da Alemanha e com o Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O programa segue normas estabelecidas pelo Protocolo de Paris, o qual prevê que os países signatários, incluindo Brasil e Portugal, devem desenvolver ações para diminuição da emissão de gases que provocam o efeito estufa. As áreas públicas inventariadas e protegidas institucionalmente por leis que garantem a criação de parques estaduais e estações ecológicas podem assim se transformar em “créditos de floresta” para outros países e empresas que firmaram acordos internacionais pela preservação ambiental e pela redução do efeito estufa.

Durante a transmissão de cargo, Regina Sousa também fez o balanço das agendas enquanto governadora. Ela assumirá novamente o cargo a partir do dia 15, quando Wellington viajará novamente à Europa em razão de agenda do Consórcio Nordeste. “Nesse período inauguramos o novo horário de funcionamento do metrô de Teresina aos sábados, autorizei obras, como pavimentação asfáltica de ruas em Castelo do Piauí, e destaco a minha participação no evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), onde discutimos políticas duradouras para o enfrentamento da fome e pobreza”, pontuou a vice-governadora.

Fonte: CCOM - Governo do Estado

Deixe seu comentário