Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington defende plano nacional para retomada das atividades econômicas

O governador participou da reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao coronavírus

17/06/2020 17:48

O governador Wellington Dias reclamou da ausência de estratégia nacional para a retomada econômica durante a pandemia de Covid-19. A avaliação aconteceu nesta quarta-feira (17), durante a reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao coronavírus.

Para o chefe do executivo piauiense, “não é razoável” que cada estado elabore seu plano. Ele pretende buscar, junto a outros governadores, apoio a projeto que institui diretrizes nacionais (PL 2430/20) para o retorno gradual das atividades sociais e econômicas no contexto da pandemia. ”É muito importante o projeto, porque o que acontece em outros estados reflete no Piauí, por exemplo”, apontou.

Wellington Dias defende um plano nacional para a retomada da economia (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Dias também apresentou a experiência do Piauí no combate ao coronavírus, com destaque ao Pacto de Retomada Organizada (PRO) , elaborado com base no parecer de autoridades em saúde, que estabelece a abertura gradativa de atividades, considerando dados relativos às curvas de transmissão, mortes, abertura de leitos para a Covid-19, além do impacto econômico e estimativa de pessoas que devem se movimentar com a retomada dos respectivos setores.

No encontro, o chefe do executivo estadual, chamou a atenção para a importância do Congresso Nacional, Ministério da Saúde, setores público e privado, no enfrentamento à escassez de insumos e medicamentos essenciais para a solução de problemas relacionados à pandemia.

O governador também cobrou da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma definição quanto ao reconhecimento e liberação dos respiradores desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O modelo será o primeiro respirador nordestino com todos os equipamentos e insumos fabricados no Brasil e que atende aos conceitos avançados para o tratamento da Covid-19.

Por: Natanael Souza
Mais sobre: