Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: Governador apresenta plano de reabertura de empresas; entenda

Plano de Retomada Organizada no Piauí - PRO Piauí foi apresentado pelo governador Wellington Dias nesta terça-feira (02). Reabertura da economia deve acontecer em três fase e vai para consulta pública até sexta-feira

02/06/2020 12:22

O governador Wellington Dias (PT) apresentou durante uma live nesta terça-feira (02) o protocolo de retomada gradual das empresas no Piauí. O governo, no entanto, ainda não tem uma data para que o planejamento econômico seja colado em prática. 

Foto: Reprodução YouTube.

“Vamos trabalhar sempre com base na ciência. Estamos ouvindo os mais variados setores para tomarmos a decisão correta. Para apresentar esse plano levamos em conta alguns dados como a taxa de transmissibilidade do coronavirsu no Piauí”, disse o governador.

O Governo do Estado anunciou que o retorno das atividades vai acontecer em três fases, dividas por setores e cores que irão representar a prioridade de abertura do setor comercial. As cores são verde (alta), amarelo (média) e vermelho (baixa).

Entenda como vai acontecer a reabertura da economia no Piauí:

PRIMEIRA FASE (VERDE / ALTA)

Nesta fase, estão inseridos os setores como o comércio, a construção civil, indústrias, pecuária, pesca e agricultura.

SEGUNDA FASE (AMARELA / MÉDIA)

Estão inseridas nesta fase atividades como educação, transporte, saúde humana, atividades administrativas, atividades financeiras, atividades imobiliárias, alojamentos e alimentação, gás e seguridade social.

TERCEIRA FASE (VERMELHA / BAIXA)

Neste grupo, se enquadram indústrias extrativistas, cultura, arte, água, esgoto, atividades de gestão, descontaminação e resíduos e serviços domésticos.

O Governo disse ainda que a cada duas semanas as medidas serão reavaliadas e, caso comprove o crescimento no número de casos de Covid-19, a fase será interrompida podendo os estabelecimentos contidos nela serem fechados. Ainda há também a possibilidade de retorno à fase anterior.  


SEGURANÇA DE TRABALHADORES E CLIENTES

Para que a reabertura do comércio aconteça de forma segura, estão sendo desenvolvidos 22 protocolos higienicossanitários básicos  com foco na saúde do trabalhador e clientes para conter a transmissão do novo coronavírus. Até o momento, 12 já foram definidos e parte deles foram divulgado no último sábado (30) . 


PRO Piauí - Plano de Retomada Organizada no Piauí

protocolo  vai para consulta pública e fica disponível até sexta-feira (05) para que a sociedade pode dar sua colaboração.

As medidas sanitárias a serem adotadas foram construídas pela Secretaria de Saúde (Sesapi) e Secretária de Planejamento do Piauí. O protocolo geral traz medidas que devem ser implementadas por empregadores, proprietários e gestores e, ainda, trabalhadores e clientes.

Chegada de novos respiradores

Segundo o governador, a chegada de novos respiradores está elevando a capacidade de atendimento da rede hospitalar do Piauí. 

Barreiras Sanitárias

O governador apontou como positivo o resultado das ações que tem sido realizada pelo Estado nas barreiras sanitárias nas fronteiras do Piauí  com os demais estados do país. 

Governador externa solidariedade do prefeito Firmino Filho

O governador Wellington dias iniciou a coletiva externando solidariedade ao prefeito Firmino Filho em virtude do protesto realizando ontem  na rua em que mora do prefeito em Teresina. 







Edição: Da Redação
Mais sobre: