Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Welligton Dias diz que partidos da base precisam se adequar ao fim das coligações

Algumas lideranças defendem uma redução do número de siglas governistas disputando o pleito proporcional em 2022

22/02/2021 16:14

Para a disputa das eleições gerais do próximo ano, o governador Wellington Dias (PT) afirmou, nesta segunda-feira (22), que os partidos que integram sua base aliada precisam se adequar às novas regras eleitorais que impedem coligações proporcionais e dificultam ainda mais o pleito aos legislativos estadual e federal.

Por conta deste cenário, algumas lideranças ligadas ao bloco governista têm defendido a tese de uma redução do grupo, com a migração de candidatos para um número restrito de siglas. Apesar disso, o governador piauiense reitera que, apesar de participar destas tratativas, esta é uma decisão que cabe aos líderes partidários.

Wellington Dias (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

“Neste caso são os partidos que trabalham o diálogo entre si, e eu participo. Há um regramento que impõe o fim das coligações proporcionais. Isso já aconteceu nas eleições municipais e vai precisar ter uma decisão por parte dos líderes e presidentes de partidos para que a gente tenha já uma adequação à regra eleitoral”, declarou o governador.

Ao menos dez partidos políticos integram a base aliada de Wellington Dias, que tenta ampliar este número abrindo conversa com outros, como é o caso do PSB, que atualmente compõe a bancada de oposição. Por outro lado, legendas governistas com impasses internos podem sofrer processo de esvaziamento e ter seus quadros transferidos para outras agremiações.

Mais sobre: