Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores solicitam informações sobre respiradores comprados pela PMT

Requerimento partiu da oposição mas, mesmo com ressalvas, contou com votos favoráveis da base aliada do prefeito

16/07/2020 10:58

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) encaminhará um requerimento ao prefeito Firmino Filho (PSDB) solicitando informações acerca de aparelhos respiradores adquiridos recentemente para o tratamento de pacientes com sintomas graves do novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa partiu do vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), líder da oposição na casa legislativa. Na ocasião, o parlamentar lembrou que a negociação para a aquisição dos respiradores, junto a uma empresa na Turquia, foi realizada em parceria com o Governo do Estado

Autor da solicitação, Dudu reitera a importância das informações sobre o uso dos respiradores (Foto: Divulgação)

“Esses equipamentos chegaram no estado, porém ainda não discutimos sobre a alocação dos respiradores e o seu funcionamento. Queremos essa informação para sabermos onde estão disponibilizados, de fato, esses 70 respiradores na capital piauiense", disse o petista.


LEIA TAMBÉM: Governo e Prefeitura firmam parceria para comprar 200 respiradores 

Líder do prefeito na CMT, a vereadora Graça Amorim (Progressistas) questionou o intuito do colega mas votou favorável ao requerimento, posição seguida por outros pares que integram a base aliada no parlamento municipal. 

Líder do prefeito na Câmara Municipal, Graça Amorim questionou o intuito do colega mas votou favorável ao requerimento (Foto: Divulgação)

Venâncio Cardoso (PSDB) lembrou que essas informações já estão sendo colhidas pela comissão que fiscaliza  as ações do município no enfrentamento à Covid-19, da qual Dudu faz parte como vice-presidente. Por conta disso, Edson Melo (PSDB) classificou a medida "inócuo".

Por sua vez, o autor da requisição afirmou que as informações são necessárias para os "desdobramentos" e esclarecimentos à população do papel desempenhado pelo município nesta pandemia.  Apesar das ressalvas, o requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores. 

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: