Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Themístocles critica propostas de adiamento das eleições municipais de 2020

O presidente da Assembleia ressalta que apenas quem não tem trabalho para mostrar é que defende a proposta.

18/05/2020 08:48

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), fez duras críticas às propostas de adiamento das eleições municipais, marcadas para o próximo mês de outubro, bem como a proposta de prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores. Para ele, apesar da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o adiamento do processo eleitoral pode trazer prejuízos ainda maiores. 


Leia também

Antes do coronavírus, imposição da ditadura adiou eleição pela última vez 

Senador Elmano Ferrer defende o adiamento das eleições de 2020 

Presidente do TRE- PI diz não ser impossível adiamento das eleições 

Ciro Nogueira articula adiamento das eleições e prorrogação de mandatos 

Próximo presidente do TSE, Barroso dá prazo até junho para definir eleição 


Themístocles Filho cita a eleição dos Estados Unidos, que também está marcada para 2020, ao defender da manutenção das datas do atual calendário eleitoral. “Eu sou favorável às eleições municipais no nosso país. Quem defende a prorrogação é porque não está perto do povo. É quem está apostando que vai morrer milhares de brasileiros. Nos Estados Unidos vai ter é eleição presidencial”, pontuou. 


O deputado eleva o papel dos meios de comunicação nos processos - Foto: Thiago Amaral/Alepi

O presidente da Assembleia Legislativa também rechaçou o argumento de que, por conta das medidas de isolamento social, os candidatos enfrentarão dificuldades para levar suas propostas ao eleitorado. “O cidadão vai falar na televisão, no rádio, pelas redes sociais, em todos os meios de comunicação. Ninguém pega corona pela televisão. Quem está defendendo essa prorrogação de mandatos não está apostando no que está executando em seus municípios”, disse Themístocles.

Entre as propostas de adiamento das eleições e prorrogação dos atuais mandatos está a do senador piauiense Elmano Ferrer (Podemos), que defende que os atuais mandatos de vereadores e prefeitos seja prorrogado até 2022, possibilitando a unificação das eleições no Brasil. 

Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que vai manter as datas do calendário eleitoral de 2020

Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia
Mais sobre: