Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Proposta prorroga isenção da conta de luz para consumidor de baixa renda

Autora do projeto, Rejane Dias também quer ampliar o benefício para contas de água e esgoto

13/07/2020 09:54

Beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) poderão ser isentos do pagamento da conta de luz durante todo o segundo semestre de 2020 em razão da crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19), é o que defende a deputada Rejane Dias (PT), autora da proposta.

O texto, em tramitação na Câmara Federal, limita o benefício para residências com o consumo mensal de até no máximo 220 quilowatts-hora (kWh), acima disso não será contemplado com descontos. Para efeito de comparação, uma geladeira de 360 litros sem freezer consome cerca de 32 kWh por mês.

Autora da proposta, Rejane Dias quer ampliar o benefício para tarifas de água e esgoto (Foto: Agência Câmara)

“É injusto, talvez até desumano, que em época de pandemia uma família de baixa renda, ou até desempregados, arque com o pagamento de energia elétrica e a conta de água e esgoto diante da frágil situação financeira, pois deixará de ter parte das necessidades básicas providas”, afirma a parlamentar.


LEIA TAMBÉM: Rejane Dias apresenta propostas para fortalecer combate ao coronavírus

Por conta disso, a proposta ainda prevê a dispensa de pagamento, no mesmo período, da cobrança do consumo de água quando esta for inferior a dez metros cúbicos em contas onde o titular seja beneficiário do Programa Bolsa Família e esteja com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Mais sobre: