Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PP dobra número de prefeituras, conquista maiores colégios e mira 2022

Liderada pelo senador Ciro Nogueira, a sigla se saiu vitoriosa nos principais colégios eleitorais do estado

23/11/2020 10:04

Em 2020 o Progressistas (PP) mais que dobrou a quantidade de candidatos a prefeitos eleitos no Piauí, em comparação com o pleito de quatro anos atrás, quando venceu a disputa eleitoral em apenas 40 cidades. Para o senador Ciro Nogueira, presidente nacional da sigla, o resultado, replicado em outros estados da federação, demonstra o vigor político da agremiação.

“O grande resultado alcançado comprova mais uma vez a força dos progressistas e a capacidade do nossos quadros. Tenho certeza que vamos consolidar nossa forma de governar, com oportunidade para todos e a promoção efetiva do desenvolvimento econômico e social por meio das nossas ações municipalistas”, afirmou o dirigente partidário, em mensagem aos correligionários vitoriosos.

(Foto: Arquivo/ODIA)

Além do maior volume proporcional de repasses de recursos oriundos do Fundo Partidário para o custeio das despesas da campanha de candidatos no Piauí o que, consequentemente, proporciona uma melhor estrutura eleitoral, o bom desempenho do PP também está relacionado com um fenômeno nacional, como explica Beatriz Ribas, cientista política e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Não devemos desconsiderar também que a grande quantidade de eleitos pelo PP é resultado da força que os partidos de centro-direita estão ganhando no Brasil, sobretudo a partir de 2018. Os resultados que tivemos até o primeiro turno das eleições municipais reforçam o entendimento de que os eleitores estão se identificando mais com este espectro ideológico”, pontua a especialista.

Base aliada do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, o PP deve ter candidato próprio ao Governo do Piauí em 2022. Ciro Nogueira é o mais cotado para disputar o Palácio de Karnak, tanto que não poupou esforços para conseguir derrotar candidatos apoiados pelo governador Wellington Dias (PT), seu atual desafeto político que, em seu último mandato, tenta viabilizar um sucessor.

Levando em conta os partidos aliados, o mandatário progressista conseguiu sucesso nas principais e maiores colégios eleitorais do estado, como em Parnaíba, Picos, Floriano, Oeiras e Teresina, que ainda aguarda definição do segundo turno. “Não é uma vitória pessoal, mas é um recado claro que a população mandou nessa eleição. Ela que quer gestões eficientes e que tenham um maior compromisso com a qualidade de vida das pessoas”, concluiu. 

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: