Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí registrou 20 crimes eleitorais de compra de votos no final de semana da eleição

Desse total, 20 são por compra de votos, 26 por concentração de leitores, 08 por desobediência e 04 por boca de urna e 01 dano à urna.

15/11/2020 11:42

Segundo boletim informativo do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Piauí já registrou 59 crimes eleitorais somente de 12 a 15 de novembro. Desse total, 20 são por compra de votos, 26 por concentração de leitores, 08 por desobediência e 04 por boca de urna e 01 dano à urna.

Leia também: Candidato a vereador e sua esposa são presos em Parnaíba por compra de voto

(Foto: Agência Brasil)

Também foram registrados 23 incidentes de segurança durante o mesmo período, sendo 17 por bloqueio de vias e 06 por manifestações. O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual registrou ainda 59 ocorrências de indicação de produtividade, que resultaram em 42 prisões e/ou conduções, 13 inquéritos policiais instaurados e 04 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) lavrados.

Até o momento, foram registrados 02 crimes contra candidatos, sendo um deles por ameaça à candidato e outro por lesão corporal à candidato. 

Ocorrências registradas pelo TRE-PI

Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento não foram registrados pelos cartórios eleitorais ocorrências com urnas eletrônicas.

Entretanto, a Polícia Militar registrou 31 ocorrências nos municípios de: Teresina; Água Branca; Canto do Buriti, Cajazeiras, Geminiano, Paulistana, Jaicós, São Gonçalo do Gurgueia, Redenção do Gurgueia, Itaueira, Geminiano e Francinópolis, relacionadas a boca de urna, compra de votos, aglomeração de eleitores, desobediência as ordens da Justiça Eleitoral, fatos e imputações inverídicas – desinformação

Quanto a conduções e/ou prisões tivemos registro até o momento de três candidatos presos ou conduzidos e 28 eleitores.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: