Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pai do prefeito de Caxias morre por covid-19 em Teresina

Zé Gentil tinha 80 anos e estava internado em um hospital particular da capital. Ele teve uma parada cardiorrespiratória nesta madrugada.

15/06/2020 10:56

Faleceu em Teresina nesta segunda-feira (15) o deputado maranhense Zé Gentil, pai do prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Ele estava internado em um hospital particular da capital em tratamento contra a covid-19. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito Fábio Gentil através de suas redes sociais. 

Leia também: Timon registra a primeira morte por Covid-19; paciente tinha 79 anos 

Na postagem ele fez uma homenagem ao pai e pediu orações para a família. “Meus irmãos caxienses, venho dizer a vocês que hoje perdi a minha referência, o meu grande pai, Zé Gentil. Ele foi e sempre será o meu exemplo do que significa ser um homem honrado e respeitado, trabalhador e, acima de tudo, incansável em lutar pelo bem da sociedade”.

De acordo com a direção do Hospital Unimed Primavera, onde Zé Gentil estava internado, ele apresentou uma piora intensa de seu quadro clínico nas últimas 24 horas, o que culminou em uma parada cardiorrespiratória nesta madrugada. O óbito aconteceu nas primeiras horas da manhã de hoje (15).

Zé Gentil tinha um quadro crônico de hipertensão e diabetes.


Zé Gentil tinha 80 anos e estava internado em Teresina com covid-19 - Foto: Assembleia Legislativa do Maranhão

Trajetória

José Gentil Rosa tinha 80 anos recém-completados. Ele nasceu a 18 de maio de 1940 na cidade de Caxias, no Maranhão. Durante sua vida política, ele já foi secretário municipal, vereador de Caxias e deputado estadual por três mandatos. Participou também da Constituinte que elaborou a atual Carta Magna do Estado do Maranhão.

Na eleição de 2018, ele foi eleito novamente deputado estadual pelo Republicanos do Maranhão com mais de 62 mil votos. 

A Assembleia Legislativa do Maranhão declarou luto oficial de três dias e emitiu nota de pesar em razão do falecimento de Zé Gentil. Veja na íntegra:

A Assembleia Legislativa do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual José Gentil (PRB), aos 80 anos, nesta segunda-feira (15). Em razão desta grande perda, o Parlamento maranhense decreta luto oficial de três dias.

Zé Gentil, como era conhecido, estava no seu terceiro mandato como deputado estadual, exercendo a função nas legislaturas 1987 a 1991 (deputado constituinte), 1995 a 1999 e, na atual, de 2019 a 2023. 

Pai de quatro filhos, entre eles o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, o falecimento de Zé Gentil deixa uma imensa lacuna na política do Estado e enluta os cidadãos e cidadãs caxienses e de todo o Maranhão.

Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa transmite irrestrita solidariedade aos familiares, amigos, admiradores, e à população de Caxias em geral, que perde um grande líder político e apaixonado por essa cidade tão querida. Deus o receba em paz!

Deputado Othelino Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: