Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo Fundeb, incrementado e permanente, pode ser aprovado nesta tarde

Governo Federal, no entanto, tenta alterar trechos do texto que será votado pelos deputados

20/07/2020 12:21

A Câmara Federal deve iniciar, na tarde desta segunda-feira (20), a votação do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A sessão que analisará a matéria está prevista para às 15h.

(Foto: Najra Araújo/Câmara dos Deputados)

Em discussão há cerca de cinco anos, a atual proposta prevê tanto o caráter permanente do Fundo como a complementação gradual dos recursos, que chegará a 20% em 2026. Além disso, modifica a destinação dos recursos “carimbados” para pagamento dos profissionais da educação para, no mínimo, 70%. 

“A União vai dobrar sua aplicação no Fundeb, e isso vai fortalecer o fundo, que terá uma nova metodologia de distribuição para proteger os municípios, sobretudo os mais carentes”, explicou anteriormente Átila Lira (Progressistas), coordenador da bancada federal piauiense, em entrevista ao DIA.

Átila Lira defende a aprovação do Novo Fundeb (Foto: Arquivo/ODIA)

O parlamentar defende a aprovação da proposição durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele avalia que o Piauí será um dos estados mais beneficiados com a renovação dos critérios de distribuição do Novo Fundeb, do contrário, o país ficará sem outra alternativa de financiamento da educação. 

Apesar disso, uma proposta do Governo Federal, encaminhada aos líderes partidários, pode travar as discussões e adiar novamente a conclusão da tramitação da matéria. Isso porque, dentre outras coisas, sugere que o novo Fundo só entre em vigor a partir de 2022 sem apresentar  indicação de financiamento para a educação em todo o ano de 2021. 

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: