Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo Fundeb deve ser aprovado durante a pandemia, defende Átila Lira

"É uma batalha importante que precisamos vencer ainda neste período", afirma o parlamentar

13/07/2020 09:12

Após a confirmação da nomeação de Milton Ribeiro para o ministério da Educação (MEC), o deputado federal Átila Lira (Progressistas) espera que haja condições para a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que perde a validade este ano.

“Precisamos renová-lo. Ele foi retrabalhado na Câmara, muito bem aperfeiçoado. Vai melhorar muito a redistribuição de recursos para municípios de menor tamanho, portanto é uma batalha importante que precisamos vencer ainda neste período da pandemia”, argumentou o parlamentar, coordenador da bancada federal piauiense.

Deputado piauiense defende a aprovação do novo Fundeb (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

As discussões sobre o novo Fundeb foram temporariamente paralisadas por conta da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Com a escolha do novo titular do MEC, Átila Lira aposta na conclusão da tramitação desta matéria, que financia a educação em todo o país.

Além disso, deputado mantém otimismo em relação ao novo ministro da Educação, que segundo ele, tem todas as credenciais para cumprir todas as exigências da pasta. “É um homem com uma boa formação em educação e que tem uma experiência administrativa exemplar no estado de São Paulo. Estamos confiantes”, disse.

A nomeação de Ribeiro para o MEC foi confirmada na última sexta-feira (10), em decreto presidencial publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Ele é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: