Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novatos prometem renovação de atitudes na Câmara Municipal de Teresina

11 novos nomes serão empossados como vereadores da capital

21/11/2020 08:32

As eleições municipais de 2020 promoveram uma renovação considerável nas cadeiras do legislativo municipal teresinense. Ao todo, 11 novos nomes serão empossados como vereadores de Teresina em janeiro de 2021. Um índice inferior ao de 2016, quando 14 dos 29 vereadores eram estreantes na casa. 

Entre os vereadores eleitos está a vereadora mais nova da lista, Fernanda Gomes (Solidariedade), de apenas 22 anos. A advogada e empresária, filha do deputado estadual Evaldo Gomes, faz parte do pequeno grupo de cinco mulheres que irão compor o quadro da Câmara Municipal de Teresina (CMT) pelos próximos quatro anos.

Fernanda Gomes (à esqueda) com uma apoiadora durante a campanha (Foto: Reprodução/Instagram)

Em respostas às críticas tecidas a uma suposta falta de experiência, Fernanda Gomes reafirmou que, apesar de ser jovem, atua na política desde os 13 anos. “Tenho as minhas profissões, sou empresária, sou advogada, sou conhecedora das leis e sei que para ocupar o cargo de vereadora eu poderia entrar na disputa a partir dos meus 18 anos de idade, então aos meus 22 já estava pronta e preparada para essa missão, e as pessoas exerceram seu poder de democracia na urnas, ao me dar o voto de confiança”, destacou a vereadora eleita com 6.078 votos. 

Sendo uma mulher jovem, a vereadora eleita terá como principais pautas no seu mandato políticas públicas voltadas para a juventude e para as mulheres. “A minha maior bandeira é o mandato participativo, é o mandato itinerante, discutindo ao lado do povo, para que na condição de vereadora possa lutar por essas melhorias, tenho também focado na questão da qualificação profissional para a nossa juventude, além de lutar para as políticas públicas para as mulheres”.

Assim como Fernanda Gomes, Ismael Silva também irá estrear no cargo de vereador de Teresina em 2021. Para ele, a renovação deve ser não apenas de nomes, mas deve vir também a partir das atitudes dos novos parlamentares, seja através de projetos ou da responsabilidade com o dinheiro público. 

Ismael Silva (Foto: Reprodução/Instagram)

Ismael Silva integra a bancada jovem da Câmara de Teresina. Com 30 anos, o advogado chegou a disputar o pleito municipal de 2016, mas não conseguiu ser eleito. Para o mandato que se inicia em 2021, o vereador eleito pretende continuar ouvindo as demandas da população e ser a "voz das comunidades carentes". 

"A gente precisa construir a cidade da periferia para o Centro, então, uma das minhas principais bandeiras é ter esse olhar para quem está lá na ponta, pra quem está nas comunidades carentes, pra quem está na zona rural, mas sem esquecer, obviamente, da juventude, das mulheres, de áreas como o esporte, meio ambiente e saneamento básico, que são bandeiras que a gente vem levantando há algum tempo, e ter como uma das principais bandeiras a responsabilidade com o dinheiro público, a responsabilidade com a gestão pública e com a transparência", destaca Ismael Silva.

Entre os novos nomes também está o do capitão Roberval Queiroz (DEM). Integrante dos quadros da Polícia Militar desde os 19 anos e ex-integrante da Associação dos Cabos e Soldados do Piauí, o oficial eleito vereador diz que trabalhará em prol das comunidades e que pretende manter e ampliar a interação entre a PM e a Guarda Civil Municipal para reforçar a segurança pública em Teresina.

Roberval Queiroz (Foto: Reprodução/Instagram)

“A gente quer trabalhar em conjunto para trazer essa sensação de segurança para nossa sociedade e estar sempre presente nas comunidades trazendo projetos e levando as demandas aos órgãos públicos competentes para que os problemas sejam realmente resolvidos. Nós queremos ajudar os líderes comunitários, que são os prefeitos de seus bairros, lutando pelas melhorias. Daqui para frente é servir Teresina e à nossa população”, afirmou o capitão.

A lista de novatos na próxima legislatura é composta por:

Fernanda Gomes - Solidariedade 

Paulo Lopes – PSDB 

Leonardo Eulálio – PL 

Elzuíla Calisto – PT 

Vinicio Ferreira – Avante 

Thanandra Sarapatinhas – Patriota

Ismael Silva - PSD 

Alan Brandão – PDT 

Bruno Vilarinho - PTB 

Markim Costa – DEM 

Roberval Queiroz – DEM

Por: Maria Clara Estrela e Nathalia Amaral
Mais sobre: