Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2020: municípios piauienses totalizam mais de 10 mil candidaturas

Número de candidatos no pleito deste ano será 3% maior que o de 2016

28/09/2020 09:57

No Piauí, 10.194 candidatos devem disputar as Eleições Municipais 2020. O número, cerca de 3% maior se comparado com o pleito de quatro anos atrás, corresponde ao total de solicitações de registro, feito por partidos e coligações, à Justiça Eleitoral até o último sábado (25), prazo final para envio dos requerimentos.

(Fonte: Reprodução/TSE)

Ao todo, serão 594 candidatos disputando 224 prefeituras piauienses e 9.314 concorrendo a pouco mais de duas mil vagas nas casas legislativas municipais distribuídas por todo o estado. Deste montante de postulantes aos cargos eletivos, 614 são de políticos que buscam a reeleição.

Inaptos

Vale lembrar que todos os registros ainda precisam ser julgados e autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Até a manhã desta segunda-feira (28), cinco pedidos, todos candidatos a vereador na cidade de Pio IX, constavam como inaptos no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, por não preencherem os requisitos mínimos. A situação ainda cabe recurso.

(Fonte: Reprodução/TSE)


LEIA TAMBÉM: Confira os nomes mais curiosos de candidatos no Piauí 

Mulheres e pretos ainda são minoria

Embora o número de candidaturas femininas também tenha aumentado nas eleições deste ano em comparação com as de 2016, elas ainda são minoria em relação às masculinas. Isso porque serão mais de sete mil candidatos homens e cerca de 3,4 mil mulheres.

(Fonte: Reprodução/TSE)

O mesmo acontece em relação aos candidatos autodeclarados pretos, que superam pouco mais de mil registros, ao passo que pardos e brancos somam juntos 9.128 candidaturas. Para o pleito de 2020, sete pessoas declararam pertencerem a alguma etnia indigfena, uma a menos que quatro anos atrás.

Progressistas lidera ranking de candidatos

Entre os partidos com a maior quantidade de candidatos no Piauí está o Progressistas (PP), que lidera a estatística com 1.910 solicitações de registro, seguido pelo Partidos dos Trabalhadores (PT) e Partido Social Democrático (PSD), com 1.524 e 1.411. respectivamente. 

(Fonte: Reprodução/TSE)

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: