Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Kássio Nunes toma posse como ministro do STF na próxima quinta-feira (05)

Kassio Nunes Marques, tomará posse do cargo de ministro na próxima quinta-feira (05) às 16h.

29/10/2020 17:11

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF-1) e indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)Kassio Nunes Marques, tomará posse do cargo de ministro da corte na próxima quinta-feira (05) às 16h.

Foto:  Ramon Pereira/Ascom TRF-1

A posse será de forma virtual e participarão presencialmente da solenidade apenas o presidente da Corte, o ministro Luiz Fux, e os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

A presença dos dois ministros é justificada pela tradição do próprio STF, em que o novo ministro é conduzido ao plenário da corte pelo ministro mais antigo e pelo mais recente da Corte. 

No caso de Gilmar Mendes, apesar de não ser o ministro mais antigo, este irá substituir o ministro Marco Aurélio Melo, que integra o grupo de risco da Covid-19. Enquanto Alexandre de Moraes é o mais novo, tendo sido empossado em 2017.

A indicação do piauiense para a Suprema Corte, no lugar do ministro Celso de Mello que antecipou sua aposentadoria para o último dia 13 de outubro, foi antecipada por alguns colunistas de veículos nacionais e repercutida pelo O DIA semanas atrás. A informação pegou muitos de surpresa, já que o mesmo nunca constou entre os cotados para o cargo.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: