Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Respirador: Justiça manda apreender aparelhos comprados pelo Piauí

Equipamentos foram comprados junto a empresas de SP, mas nunca chegaram aqui. 41 respiradores vão aparelhar leitos clínicos da Covid-19.

13/05/2020 10:25

A Justiça Federal do Piauí, em decisão proferida pelo juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara, determinou que a justiça de São Paulo apreenda 41 respiradores pulmonares nas sedes das empresas Intermed Equipamentos Médico Hospitalar e Magnamed Tecnologia Médica S/A para serem entregues ao Governo do Piauí. Os equipamentos foram comprados pelo Estado, mas ainda não foram entregues. 


Leia também: Governo e Prefeitura firmam parceria para comprar 200 respiradores 


A entrega dos aparelhos, que são essenciais para aqueles pacientes em estado grave com Covid-19, teve que ser judicializada devido à demora no repasse dos equipamentos ao Piauí. A compra foi fechada ainda no mês de março, mas o Ministério da Saúde requisitou os respiradores para distribuir a outros estados, gerando, assim, uma longa espera por parte do governo piauiense. 


Respiradores vão aparelhas leitos clínicos para o tratamento da Covid-19 - Foto: O Dia

No total, foram adquiridos 80 respiradores pelo estado, mas a justiça autorizou a apreensão de apenas 41, que equivalem a 51% da compra fechada entre o Governo piauiense e as empresas na primeira parcela do contrato. São 21 aparelhos apreendidos na Magnamed e 20 aparelhos apreendidos na Intermed. 

Ainda que não venham em sua totalidade, a entrega dos respiradores ao Piauí foi comemorada pelo governador Wellington Dias (PT): “esperamos que a segunda parcela também seja entregue o quanto antes, pois são vidas que estão dependendo destes aparelhos”, afirmou.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações do Governo do Estado do Piauí
Mais sobre: