Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governadores cobram de Pazuello cronograma de entrega de vacinas aos estados

Em reunião virtual marcada para hoje (17), os gestores, coordenados pelos governador Wellington Dias, pedem que a Anvisa acelere aprovação de vacinas autorizadas por outras agências.

17/02/2021 10:56

Os governadores dos estados brasileiros vão se reunir hoje (17) virtualmente com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para discutir as ações de enfrentamento ao novo coronavírus e as estratégias para garantir que todas as unidades federativas tenham condições de atender seus pacientes. 

Os gestores, coordenados pelo governador do Piauí, Wellington Dias, cobram do ministro Pazuello o estabelecimento de um cronograma de entrega de vacinas contra a covid-19 em cada Estado, com datas e número de doses previstas mês a mês de todos os laboratórios produtores (Butantã, Fio Cruz, União Química e das vacinas autorizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A campanha nacional de imunização se encontra parada e vários municípios brasileiros, inclusive Teresina, tiveram que interromper seu calendário de vacinação por conta da falta de vacinas e a espera pela liberação de novos lotes pelo Instituto Butantã e a Fiocruz. Vale lembrar que o Brasil depende de insumos vindos de outros países, como a China, por exemplo, para conseguir produzir a vacina contra a covid e que há uma corrida mundial para a aquisição desse material.

“Várias organizações privadas aceitam contribuir para acelerar vacinação no Brasil. Mais vacinas e mais vacinação é o que reduz adoecimento, reduz internações e reduz óbitos. É, portanto, este cronograma que nos permitirá planejar com segurança a retomada de medidas de segurança e social. Quanto mais cedo imunizar a população brasileira, mais cedo saímos da crise”, calcula o governador Wellington Dias.


Wellington Dias cobra ações mais efetivas do Ministério da Saúde no enfrentamento à covid-19 - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Além de cobrarem um cronograma de vacinação para os estados, os governadores também solicitam do Ministério da Saúde o imediato pagamento dos leitos clínicos e de UTI utilizados em cada estado ou município, conforme o Plano Nacional de Imunização. De acordo com o governador Wellington Dias, o Governo Federal descredenciou mais de 6 mil leitos e pretende descredenciar outros 3 mil.  "O credenciamento de leitos pelo Ministério chegou em dezembro a 12 mil, mas, com o crescimento da transmissibilidade e adoecimento da população, a demanda cresceu de janeiro para cá, chegando a 15 mil leitos", frisou.


Leia também: Vacinação Covid: 11 mil profissionais da Saúde devem tomar a segunda dose


Os governadores também pedem que o Ministério da Saúde faça a requisição administrativa de medicamentos e todos os insumos em falta e envie para os municípios com problemas no enfrentamento da pandemia. Os gestores sugerem que o Governo Federal coordene uma câmara de conciliação para estabelecer preço de referência para todo o Brasil, permitindo regularizar o cumprimento de contratos e abastecimentos para hospitais.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Os gestores cobram ainda agilidade da Anvisa na autorização do uso das vacinas já aprovadas por outras agências reguladoras. Eles pedem a sanção, pelo presidente Jair Bolsonaro, da Medida Provisória nº 1003/2020, que foi convertida em lei pelo Congresso e estabelece rera para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária valide m até 72 horas as autorizações de uso no Brasil imunizantes aprovados por outras agências. 

Uma delas é a russa Sputinik, que possui eficácia comprovada de 91% pode ser produzida pelo laboratório brasileira União Química, que vai importar 10 milhões de doses da vacina e tem capacidade de produzir oito milhões de unidades por mês no Brasil, podendo chegar a até 20 milhões, inclusive produzindo o insumo farmacêutico ativo (IFA). A liberação pela Anvisa também permitirá o uso, em solo brasileira, de imunizantes da Pfizer, Jansen, Moderna e todas que estão no consórcio organizado pela OMS, do qual o Brasil é parte.

Por: Com informações do Governo do Estado do Piauí
Mais sobre: