Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gestores não poderão contratar ou demitir servidores municipais a partir de sábado

Advogada explica que essa é uma das ações vedadas aos agentes públicos, segundo a legislação eleitoral

14/08/2020 09:17

A partir deste sábado (15), a exatos três meses das Eleições 2020, que acontecem em novembro, gestores públicos de todo o país estão impedidos de demitir, sem justa causa, ou contratar novos servidores municipais, é o que estabelece a Lei das Eleições. 

(Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Advogada eleitoralista, Geórgia Nunes explica que o regramento também inibe a supressão ou a readaptação de vantagens por meios de dificultar ou impedir o exercício funcional de servidor público municipal.

"Essas regras têm como objetivo impedir que os cargos e funções públicas sejam usados como moeda de troca para beneficiar candidaturas e partidos", comenta a especialista, pontuando ainda outras situações vedadas pela legislação.


LEIA TAMBÉM: Apresentadores pré-candidatos devem se afastar da função em rádio e TV 

É o caso de remoções, transferências ou exonerações de servidores municipais, que só poderão ocorrer após a conclusão do processo eleitoral, com a posse dos candidatos eleitos.

Outras proibições

União também está impedida de transferir recursos aos estados, e estes aos municípios, exceto em casos de obrigação prévia, para execução de obra ou serviço já em andamento, além das utilizadas para atender situações de emergência.

(Foto: Divulgação/Ascom)

Além disso, os gestores estão proibidos de fazer publicidade dos seus atos públicos. "Essa regra não vale para propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado", ressalta a advogada.

Outra proibição é que os agentes públicos não poderão fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito - exceto se for matéria urgente, obedecendo aos critérios da Justiça Eleitoral.

Por: Da Redação
Mais sobre: