Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gervásio Santos, irmão Montezuma, pode disputar a Prefeitura de Teresina pelo PSTU

Apesar do vínculo familiar que os unem, ambos possuem posições políticas antagônicas

05/08/2020 12:40

Presidente do diretório estadual do PSTU no Piauí, Gervásio Santos pode ser a aposta da agremiação para disputar a Prefeitura de Teresina nas eleições municipais de 2020. A escolha pode ser anunciada até a próxima sexta-feira (7), após realização de uma plenária virtual com os correligionários. 

Ele mesmo explicou, à reportagem do DIA, que o partido havia definido esta questão internamente, mas uma “reviravolta” fez a sigla mudar seus planos e estratégias para o pleito deste ano, admitindo inclusive a possibilidade de alianças com outras legendas do campo da esquerda, como PSOL e PCB.

PSTU realizará uma plenária virtual que pode sacramentar Gervásio Santos como pré-candidato (Foto: Arquivo/ODIA)

“Está 70% definido pelo meu nome, mas ainda precisamos ver outras questões, como a cota de mulheres na chapa de vereadores, a decisão sobre o vice e uma posição da direção nacional, para saber se vamos procurar os partidos ditos de esquerda para fazermos algum tipo de aliança na proporcional”, disse Santos.

Caso seja confirmado como cabeça de chapa do PSTU na capital, Gervásio Santos terá seu irmão, Kleber Montezuma (PSDB), como adversário nas urnas. Apesar do vínculo familiar, ele reitera a oposição de pensamento em relação à corrente política do ex-secretário municipal de educação (Semec).

Kleber Montezuma será o representante tucano na sucessão ao Palácio da Cidade (Foto: Arquivo/ODIA)

Temos que separar as coisas. Politicamente ele se definiu pelo PSDB, um partido tradicionalmente neoliberal, e eu por um tido como socialista. São duas políticas antagônicas. Além disso, no campo da educação somos totalmente diferente, pois ele tem uma política de privatização”, garantiu o militante de esquerda.

A educação é uma das principais bandeiras eleitorais de Montezuma, que aposta nos índices positivos de avaliação da rede municipal de ensino sob sua administração para angariar apoio do eleitorado. O tema, por outro lado, será norteará o debate com o irmão, com histórico de participação em protestos contra a gestão realizada pela Semec.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: