Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em resposta a decreto estadual, Dr. Pessoa defende que comércio abra durante a semana

O prefeito manifestou preocupação com o cenário econômico e afirmou ser contra o fechamento rigoroso da economia.

14/03/2021 12:37

Após o governador do PiauíWellington Dias (PT), anunciar o endurecimento das medidas restritivas em todo o Estado, com toque de recolher a partir das 21h e fechamento do comércio de quinta a domingo, o prefeito de TeresinaDr. Pessoa manifestou preocupação com o cenário econômico e afirmou ser contra o fechamento rigoroso da economia. 

Foto: Elias Fontenele/O Dia

Segundo ele, os efeitos econômicos negativos já provocados por período anterior de isolamento resultam na necessidade de abertura econômica durante a semana. "A prefeitura reforça que segue realizando ações educativas para a adoção de medidas sanitárias contra o coronavírus, além de realizar esforços para acelerar o processo de imunização dos teresinenses como a compra de vacinas", informou a PMT em nota.

O prefeito ressaltou ainda que a jurisprudência resguarda as decisões mais restritas sobre o funcionamento do comércio, o que já resultou em invalidação de decreto municipal mais flexível. Sendo assim, a Prefeitura pode tomar medidas mais duras do que o Estado, contudo, é vedado pela Justiça o abrandamento das normas impostas por decreto estadual.

Entenda

O Governo do Piauí anunciou, na noite deste sábado (13), novas medidas restritivas que visam conter a disseminação do novo coronavírus no estado. As medidas passam a valer a partir desta segunda-feira (15), em todos os 224 municípios piauienses.

A decisão pelo endurecimento das medidas restritivas foi tomada após uma reunião entre o governador e Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado e tem como objetivo reduzir a transmissão do coronavírus no Piauí. Com as novas medidas, de quinta a domingo, só funcionarão os serviços considerados essenciais imprescindíveis. Neste período, também ficarão suspensas as atividades presenciais em escolas, igrejas e academias de ginástica. No domingo (21) o comitê se reunirá novamente para avaliar as medidas.


Mais sobre: