Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições em Timon: Erilvado Lima quer armazenar dados da população

Segundo ele, a promessa de campanha tem como objetivo facilitar o acesso à informação no município.

06/10/2020 16:03

O candidato a prefeito de Timon, Erilvado Lima, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), prometeu, em entrevista concedida à O Dia Tv, canal 23.1, que a sua gestão deverá construir um centro de tecnologia para armazenar dados da população. Segundo ele, a promessa de campanha tem como objetivo facilitar o acesso à informação no município.


Leia mais: Justiça Eleitoral decide amanhã impasse entre candidatos do Psol à Prefeitura de Timon 

“Um centro de tecnologia o qual armazene todos os dados das pessoas que moram em Timon e que esses dados, toda vez quando alguém precisar, como agora o Ministério Público está pedindo esses dados para saber se realmente a saúde está funcionando, a secretaria tenha”, diz.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Outro ponto de destaque da entrevista foi sobre a geração de emprego e renda, já que, segundo ele, o município maranhense possui atualmente 30 mil desempregados e, para reduzir a taxa de desocupação, o seu plano de governo contempla a qualificação de jovens e a contratação de mão de obra para projetos de infraestrutura e a construção de casas populares com verbas do próprio município.

Além disso, o candidato visualiza um maior uso do potencial do Rio Parnaíba, com olhar voltado para o meio ambiente. “Fizeram a Avenida Piauí e o rio acabou, não se vê mais projetos voltados para o Rio Parnaíba do lado de Timon. Fizeram uma estrada de asfalto, mas que não contempla mais o ambiente natural”, destaca.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Em relação à área da educação, o candidato destaca que a chapa possui projetos voltados principalmente para o jovem, tanto na zona Rural como na zona Urbana de Timon. O foco do seu governo será, até 2024, obter a nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

“Dizem que hoje existem 1,5 mil jovens no EJA, e isso não existe. Essa proposta de educação vem defasada há quatro anos, e a culpa é dos governos que estão aí, Temos cerca de 50% da população analfabeta em Timon, por isso queremos uma política que faça com que o sujeito aprenda de verdade e que faça realmente diferença na cidade”, afirma.

Sobre a segurança pública, Erivaldo Lima acredita que o papel da Guarda Municipal, a força de segurança sob responsabilidade do executivo municipal, não deve ser como a Polícia Militar, já “que a guarda municipal não é para combater é para guardar o patrimônio da cidade”. Com isso, o candidato promete realizar concursos públicos para aumentar o efeito da Guarda Municipal.

Por fim, o psolista defendeu o fortalecimento da autonomia municipal, em especial na saúde pública. “A gente tem 20% de crianças com anemia falciforme que tem que vir pra Teresina, pegar um ônibus, às vezes a consulta dá certo e às vezes não, e essa dificuldade é imensa. Então, a cidade tem que ter isso pra cada morador, eles pagam impostos e esses impostos tem que ser desenvolvidos através dessa estrutura”, defende, acrescentando que a sua gestão também deverá fortalecer a Atenção Básica.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: