Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa é eleito novo prefeito de Teresina

A vitória de Dr. Pessoa põe fim a 30 anos de gestão tucana na capital

29/11/2020 17:45

Dr. Pessoa (MDB) foi eleito nesse domingo (29) novo prefeito de Teresina para os próximos quatro anos. Por volta das 18h, quando a apuração alcançou 78% dos votos, Dr. Pessoa já possuia larga vantagem e não havia mais chance do candidato Kléber Montezuma (PSDB) alcançar o primeiro lugar. A posse do novo prefeito acontece no dia 1 de janeiro do próximo ano. 

No momento que garantiu a eleição, Dr. Pessoa já possuía 61,19% votos, que correspondia a 183.307 votos, enquanto Kléber Montezuma tinha 37,81%, que equivalia a 111.449.

Às 19h10, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) registrou 100% das urnas apuradas e declarou a vitória do candidato emedebista. Dr. Pessoa obteve 236.339 votos, que representa 62,31% dos votos válidos. Kléber Montezuma somou 142.941 votos, o que equivale a 37,69% dos votos válidos. 


Leia também‘Temos que respeitar a decisão da cidade’, diz Kleber Montezuma 

Dr. Pessoa, se eleito, se reunirá amanhã com equipe de transição 


Dr. Pessoa liderou a apuração desde a divulgação dos primeiros números. Por voltas das 17:30, com pouco mais 4% das urnas, Dr. Pessoa liderava com mais de 63%, contra 36% de Montezuma. Essa diferença se manteve e garantiu um resultado com larga vantagem para o emedebista. 

Dr. Pessoa, prefeito eleito de Teresina (Foto: O DIA)

A vitória de Dr. Pessoa põe fim a 30 anos de gestão tucana na capital e é observada pelo governador Wellington Dias (PT) como uma importante conquista para a sucessão do governo do estado em 2022, já que o senador Ciro Nogueira, pretenso candidato ao Palácio de Karnak, se engajou na campanha de Kléber Montezuma.

A eleição ocorreu de forma tranquila durante todo o dia. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI), no período da manhã apenas seis urnas apresentaram problema e precisaram ser trocadas. Uma suspeita de compra de votos na escola Noé Fortes, no bairro Planalto Ininga, na zona Leste da capital , foi investigada e descartada pelo TRE-PI.

1º turno

Dr. Pessoa chegou ao segundo turno da disputa pela Prefeitura de Teresina depois que conquistou um total de 142.769 votos, o que correspondeu a 34,53%. Kléber Montezuma chegou em segundo lugar com 110.395 votos, correspondente a 26,70%.

Ao todo, 12 candidatos concorreram no primeiro turno. Dr. Pessoa conseguiu reunir os candidatos mais expressivos entorno de sua candidatura no segundo turno. Nomes como Gessy Fonseca (PSC), Fábio Novo (PT), Fábio Abreu (PL) e Simone Pereira (PSD) declaram apoio ao emedebista. Por outro lado, apenas Mário Rogério (Cidadania) se aliou a Montezuma.

O apoio do governador Wellington Dias (PT) também se somou à candidatura, assim como o suplente de vereadores do próprio PSDB, o atual vereador Joaninha, e suplentes do PSL, como Nilson Cavalcante e o progressista Pedro Fernandes.

Trajetória

Dr. Pessoa foi vereador de Teresina por quatro mandatos. Em 2014, foi eleito deputado estadual e deixou a Câmara Municipal para assumir vaga na Assembleia Legislativa. Dois anos depois concorreu à Prefeitura de Teresina e foi derrotado pelo atual prefeito Firmino Filho (PSDB). Em 2018, Dr. Pessoa foi candidato ao governo do estado pelo solidariedade contra o atual governador Wellington Dias, obteve pouco mais de 20% dos votos e foi derrotado no primeiro turno. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: