Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Kleber Montezuma

Saiba mais sobre o ex-secretário municipal de educação

11/11/2020 09:43

Nascido em São Luís, capital do Maranhão, Kleber Montezuma mudou-se logo cedo para a cidade de Parnaíba, região Norte do Piauí. Filho de um policial militar reformado do estado maranhense e de uma funcionária pública na cidade parnaibana, veio para Teresina em 1973 para estudar e acabou se formando em Economia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), instituição onde ainda fez mestrado em Educação e doutorado em Políticas Públicas.

Kleber Montezuma (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Já foi professor da rede estadual de ensino e lecionou em diversos colégios, públicas e particulares de Teresina, como Escola Popular de Teresina, Liceu Piauiense, Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs), Instituto Dom Barreto e Instituto de Idiomas Yázigi. Atualmente é professor licenciado da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Também é servidor público aposentado da Prefeitura de Teresina. 

Sua vida política começou em 1980, militando no movimento estudantil. Posteriormente, atuou em entidades sindicais de professores. Foi membro da direção do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinpro) e membro da direção da Confederação de Professores do Brasil (CPB). Em 1993 chega à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social da capital, à convite do então prefeito Wall Ferraz

Montezuma quando era secretário na gestão Wall Ferraz (Foto: Reprodução)

Também tem passagens pela Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, na gestão do prefeito Firmino Filho, e pela coordenação regional da Fundação Municipal de Saúde (FMS), durante do governo de Silvio Mendes, mas foi na Secretaria Municipal de Educação que Kleber Montezuma ganhou projeção, tanto a nível local quanto nacional. 

Como gestor desta pasta, a rede municipal de ensino ganhou o título de melhor educação pública do país, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e foi apontada, por dois anos consecutivos, como a melhor educação dentre todas as capitais do país, de acordo com as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2018 e 2019.

Essas credenciais levaram Kleber Montezuma a ser o candidato a prefeito do PSDB na Eleições Municipais 2020.

Por: Da Redação
Mais sobre: