Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CPI da Covid: consultoria do Senado diz que requerimento de Ciro Nogueira é "˜abusivo"™

Senador piauiense, no entanto, disse que a analise é uma tentativa de evitar a apuração eventuais desvios de recursos públicos

12/05/2021 15:29

Uma consultoria do Senado Federal classificou alguns requerimentos apresentados pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 como “uma verdadeira devassa” sobre os estados e municípios, ao solicitar diversas informações a respeito das respectivas administrações públicas.

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O pedido, já aprovado pelo colegiado, “caracteriza ação abusiva, inconstitucional e ilegal da CPI”  na avaliação dos técnicos da Casa, por considerarem que a solicitação avança os limites dos fatos que são obeto de investigação pelo grupo. O piauiense, no entanto, disse que a consultoria poderia estar sendo usada para evitar a apuração eventuais desvios de recursos públicos.


LEIA TAMBÉM: Ciro Nogueira diz que investigações da CPI da Covid podem chegar ao Piauí 

“Jamais vamos convocar governador, secretários e prefeitos sem as informações necessárias, não tem sentido isso (...)  fiquei com vergonha. Não só eu. Diversos consultores, aposentados e da ativa, me procuraram revoltados com esse relatório em que o interesse público está sendo jogado na lata do lixo”, disse Nogueira durante reunião na CPI da Covid.


Como o requerimento já foi aprovado, a consultoria sugere que os destinatários sejam orientados a repassar apenas dados de recursos federais destinados de forma voluntária e àqueles sobre os quais se tenha denúncia formalizada, inquérito instaurado ou “fortes indícios que indiquem a ocorrência de violação das normas constitucionais”.

Mais sobre: