Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com queda de arrecadação, Teresina elabora esboço para retomar comércio

Informação foi confirmada pelo vereador Venâncio Cardoso após reunião entre o Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia e a comissão da Câmara.

26/05/2020 06:52

Há mais de dois meses de restrição temporária ao comércio por conta do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) deve anunciar muito em breve a retomada gradual de algumas atividades, um plano desenvolvido pelo Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia.


Leia também: Comércio de Teresina pode reabrir com ajuda de tecnologia 


A informação foi confirmada pelo vereador Venâncio Cardoso (PSDB) nesta segunda-feira (25), após a primeira reunião entre o comitê e a comissão especial da Câmara Municipal de Teresina (CMT) que fiscaliza as ações de combate à doença desenvolvidas pelo poder público na cidade.

"O esboço da minuta para retomada da atividade já está feito. Nele observou-se alguns critérios, principalmente levando em conta quais atividades possibilitam maior contágio e proliferação da doença. A testagem em massa é muito importante, as empresas precisam aderir", disse o parlamentar, presidente do colegiado.


Vereador Venâncio preside comissão parlamentar que se reuniu com comitê de enfrentamento à covid-19 - Foto: Elias Fontinele/O Dia

A realização de exames para o diagnóstico em funcionários passou a ser uma exigência inclusive para o funcionamento de serviços considerados essenciais, a serem custeados pelo empregador. O representante da CMT explica que o modelo deve ser replicado nas demais atividades.

Outro tema da reunião entre a comissão de vereadores e o comitê gestor foi a questão do impacto da pandemia na arrecadação do município. As estimativas é que a queda de receita, de 38% em abril, possa chegar a 50% em maio, mesmo com a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Só corresponde a 23% da receita do município”, ressalta Venâncio.

Por: Breno Cavalcante, do Jornal O Dia
Mais sobre: