Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ciro Nogueira diz que Paulo Guedes erra na articulação com o Congresso

O senador piauiense ainda declarou que, apesar de não defender a demissão, ninguém é insubstituível

15/04/2021 16:42

Considerado um dos principais líderes no Congresso Nacional, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) criticou, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, o comportamento do ministro Paulo Guedes em relação aos parlamentares da Casa, mas especificamente nas tratativas para a sanção do Orçamento. 

"Ele tem errado muito nessa articulação [com o Congresso"], afirmou o político piauiense quando questionado sobre o impasse acerca de um possível veto do Executivo a emendas incluídas ao texto durante a tramitação e discussão da proposta orçamentária na Câmara e no Senado, supostamente com aval da equipe econômica. 

Ciro Nogueira (Foto: Arquivo/ODIA)

A tensão acontece porque, após a aprovação da matéria pelas casas legislativas, Guedes tem defendido o veto aos trechos referentes às emendas, pois acredita que, caso sancionadas, Bolsonaro pode responder por crime de responsabilidade. Por sua vez, Nogueira considera “um erro gravíssimo” do Governo caso opte por voltar atrás do acordo.

“Esse acordo foi feito há mais de 30 dias. A equipe econômica assumiu esse compromisso, então tem que cumprir. Eu acho que esses recursos são fundamentais para a infraestrutura do país, para a nossa retomada econômica. Eu defendo que seja sancionado conforme foi acordado", disse o senador.

Diante deste cenário de crise entre os Poderes, o líder partidário afirmou ao veículo paulista que, apesar de não defender uma troca de Guedes no comando da pasta, o economista não é “insubstituível”. “Há muito tempo não tínhamos um ministro que tivesse uma representatividade tão grande. Agora, ele não é insubstituível. Se ele morrer o país acaba? Não. Ninguém é insubstituível", argumentou.

Fonte: Com informações do Jornal Folha de São Paulo
Mais sobre: