Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ciro Nogueira descarta assumir ministério a ser recriado por Jair Bolsonaro

Nome do senador piauiense, que deve lançar pré-candidatura ao governo do estado amanhã (26), é especulado para comandar a pasta federal

25/04/2021 12:44

Mesmo apontado como um dos favoritos para assumir o Ministério do Planejamento, que, como informou a Folha de São Paulo na última sexta-feira (25), deve ser recriado pelo presidente Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) garante que seu nome não está na lista de cotados para a pasta.

"Jamais [assumiria a pasta]. Tem muito tempo que se fala na recriação do Ministério do Planejamento, sempre fui um defensor e acho que o ideal é ter ministro com pensamento divergente sobre planejamento e economia, mas tudo fica no campo da especulação", disse o piauiense ao site Congresso em Foco.

Ciro Nogueira (Foto: Assis Fernandes/Arquivo/ODIA)

Segundo a imprensa nacional, Bolsonaro pensa em recriar o ministério e deixá-lo sob a indicação do Senado, onde será instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a chamada CPI da Pandemia, para investigar possíveis omissões do governo federal na condução da crise sanitária em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).

O nome de Ciro Nogueira, membro titular da CPI da Pandemia, é lembrado para a vaga não apenas por sua relação próxima a Jair Bolsonaro. Considerado um dos mais influentes aliados do presidente no Congresso Nacional, o parlamentar foi recentemente reconduzido para a presidência do Progressistas, quarta maior bancada no Senado.

Senador deve oficializar pré-candidatura ao Governo do Piauí

A recusa de Ciro Nogueira (Progressistas) em assumir um ministério em Brasília talvez esteja relacionada com seus planos políticos a nível estadual. Nesta segunda-feira (26), o líder parlamentar deve anunciar, de forma oficial, sua pré-candidatura a governador do Piauí nas eleições do próximo ano.

Desde 2018, quando os progressistas perderam a vaga de vice na chapa de Wellington Dias (PT), Ciro Nogueira sempre afirmava que a meta da sigla era de, no pleito seguinte, ter uma candidatura majoritária própria para disputar o Palácio de Karnak, um antigo desejo do mandatário nacional da agremiação.

Antes aliados, Ciro Nogueira e Wellington Dias serão adversários nas eleições de 2022 (Foto: Arquivo/ODIA)

Essa foi uma das questões que levaram o PP romper relações políticas e passar a ser oposição ao governador. Apesar disso, alguns parlamentares da sigla ainda continuam com cargos na gestão estadual. Para muitos, a antecipação da pré-candidatura seria uma forma de pressionar os correligionários a definir uma posição.

Postulante à sucessão de Wellington Dias, Ciro Nogueira não tem poupado o ex-aliado de críticas. Defensor da inclusão de governadores como investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada no Senado para tratar da crise sanitária do novo coronavírus (Covid-19), a chamada CPI da Pandemia, sugeriu recentemente que as apurações podem chegar ao Piauí.

Mais sobre: