Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara Municipal de Teresina manterá funcionamento híbrido durante as sessões

Presença de público no Plenário segue proibida e o vereador que se sentir em risco pode ficar de casa participando das reuniões virtuais.

24/02/2021 11:06

Após o decreto estadual que estabeleceu uma série de restrições para a circulação de pessoas e o funcionamento de vários segmentos econômicos no Piauí, a Câmara dos Vereadores de Teresina decidiu manter seu funcionamento de forma híbrida, com reuniões remotas e sessões presenciais. A Casa do Legislativo Municipal já vinha operando com quadro de pessoal reduzido por conta da pandemia e sob rígidos protocolos de segurança.

Segue proibida a presença de público no Plenário. Somente os parlamentares, assessores e imprensa poderão ter acesso e ainda assim, atendendo às medidas sanitárias vigentes como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel, e mantendo o distanciamento social.  A Câmara está em diálogo com o COE (Comitê de Operações Emergenciais) para garantir que todas as decisões tomadas em relação ao funcionamento da Casa estejam de acordo com os protocolos por ele estabelecidos.


Leia também: Vereador Jeová Alencar testa positivo para covid pela segunda vez


“Desde o ano passado que temos nos preparado para trabalhar com segurança. Estamos com o quadro reduzido, e entrada de visitantes continua suspensa no Plenário e nós temos a tecnologia hoje para que se possa trabalhar de forma híbrida. O vereador que se sentir em risco pode ficar em casa normalmente e participar da sessão sem problema nenhuma. Temos todo um aparato de segurança e esperamos que o mais rápido possível essa situação seja resolvida. Mas neste momento, temos que dar o exemplo”, disse o vereador Jeová Alencar (MDB), presidente do Legislativo teresinense.


Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina - Foto: Assis Fernandes/O Dia

 O parlamentar acrescentou que o funcionamento híbrido e as restrições de funcionamento na Câmara Municipal não interferem no trabalho dos parlamentares nem no andamento das pautas. Segundo Jeová Alencar, são feitas até duas sessões virtuais por dia e se for preciso, poderão ser feitas até três. “Nós não podemos é parar os trabalhos. Temos que garanti que a gente cumpra nosso papel”, finaliza o presidente.

Para o vereador, foi um acerto o Governo do Estado repensar alguns itens do decreto estadual anunciado esta semana para conter a disseminação da covid-19. No entendimento de Jeová Alencar, não se pode fazer lockdown sem conversar antes com as categorias afetadas para que se chegue a um meio-termo entre a prevenção e a manutenção da economia.

“Eu sei o quanto a covid puxa da saúde da gente, mas é preciso conversar antes, ouvir todas as categorias para que as pessoas não morram de covid nem de fome. É necessário que se tenha a flexibilidade e sensibilidade. Existem várias medidas que a gente pode fazer para evitar a disseminação, mas não é fechando estabelecimentos e decretando lockdown sem conversar com ninguém que isso deve ser feito”, finaliza o presidente da Câmara.

Por: Com informações de Mayara Martins, da O Dia TV
Mais sobre: