Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apuração dos votos: saiba como acompanhar divulgação do resultado pelo celular

Ferramentas digitais também permitem a realização de denúncias relacionadas a crimes eleitorais

25/11/2020 08:31

No próximo domingo (29), os eleitores de Teresina e de outras grandes cidades do país vão às urnas para o segundo turno das disputas municipais. Além de votar, a população também poderá acompanhar a apuração dos votos ao término do pleito, bem como apresentar denúncias de crimes eleitorais ou verificar investigações em andamento.

O controle e participação direta da população é possível graças ao sistema de votação eletrônico brasileiro. Por exemplo, qualquer cidadão pode monitorar os votos recebidos pelos candidatos nas urnas das seções eleitorais, através do aplicativo “Boletim na Mão” possibilita ao eleitor ler uma cópia digital dos boletins de urna no próprio celular ou tablet. O app está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões Android e IOS.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Como descreve a página da Justiça Eleitoral,  “com o celular aberto no aplicativo, o eleitor ‘escaneia’ o QR Code nas seções eleitorais de interesse e confere, posteriormente, se os dados coletados correspondem a aqueles totalizados e divulgados no site do TSE”.

Além disso, qualquer pessoa pode apresentar denúncias em tempo real pelo celular sobre práticas indevidas ou crimes eleitorais cometidos no dia da votação ou em outro momento. Um aplicativo para denúncias eleitorais está disponível em versões Android e IOS nesta página.

Fonte: Agência Brasil
Por: Da Redação
Mais sobre: