Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alepi suspende sessões presenciais 15 dias após retorno

A medida foi tomada após vários deputados estaduais testarem positivo para o novo coronavírus

15/07/2020 10:17

Após vários deputados estaduais testarem positivo para o novo coronavírus (Covid-19), o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi), Themistocles Filho (MDB), anunciou, nesta quarta-feira (15), que todas as sessões presenciais previstas para o mês de julho estão suspensas.

Segundo o chefe do parlamento estadual, a medida atende uma solicitação de vários deputados após o surto da doença entre os titulares da Casa, que retornou as atividades presenciais recentemente. Themistocles, no entanto, afirma que os diagnósticos positivos não tem relação com a volta aos trabalhos presenciais.

(Foto: Arquivo/ODIA)

"Atendendo a solicitação de vários parlamentares, vamos suspender todas as sessões no mês de julho e continuar as sessões presenciais no mês de agosto. Alguns deputados testaram positivo para o coronavírus, mas muitos deles testaram positivo quando a Assembleia nem estava ainda em sessões presenciais", ressaltou o emedebista.

O retorno das sessões presenciais na Alepi chegou a ser questionada. Na ocasião, o deputado Fábio Novo (PT) disse que não havia condições para garantir a segurança dos parlamentares e servidores da Casa. "Não somos serviço essencial", declarou naquela oportunidade.

Dez servidores da Assembleia chegaram a testar positivo para o coronavírus dias antes da Casa voltar a funcionar. Além dos servidores, alguns deputados também foram diagnosticados com o Covid-19, como a deputada Janaína Marques (PTB) e sua filha  e deputado Georgiano Neto (PSD), que está internado em um hospital em São Paulo.

Por: Breno Cavalcante e Isabela Lopes
Mais sobre: