Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Federal cumpre mandados em sede de portal de notícias em Teresina

Ação faria parte de um desdobramento de operação deflagrada que culminou no afastamento do governado Wilson Witzel. Sede do PSC também é alvo de diligências.

28/08/2020 07:36

A Polícia Federal está cumprindo mandados judiciais na manhã desta sexta-feira (28) na sede de um portal de notícias localizado na Avenida Frei Serafim, em Teresina. A ação faz parte de um operação deflagrada no Rio de Janeiro, que culminou no afastamento do governador Wilson Wtizel (PSC) por suspeitas de fraudes em compras na área da saúde, especialmente nas ações de combate à pandemia da covid-19. Além do portal de notícias localizado na Avenida Frei Serafim, também há mandados sendo cumpridos na sede do PSC em Teresina.

Leia também: PF apura obtenção ilegal de empréstimos junto à Caixa no Piauí 


Fotos: Maria Clara Estrela/ODIA

A Operação Tris in Idem tem o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, especialmente em contratos firmados para gestão de saúde e para o combate à pandemia da Covid-19. Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro por parte da organização.

A Operação de hoje decorre da Operação Placebo, deflagrada no mês de maio deste ano a partir de elementos colhidos na Operação Favorito, deflagrada pela PF, no mesmo mês, voltada para apurar atos de corrupção na prestação de serviços de implantação de leitos em Hospitais de Campanha e no fornecimento de ventiladores pulmonares e medicamentos.


Foto: Maria Clara Estrêla/O Dia

Com o prosseguimento das investigações, novos elementos de prova foram obtidos, e fundamentaram a representação por novas medidas cautelares junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na operação, participam aproximadamente 380 Policiais Federais que dão cumprimento a seis mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária, e 82 mandados de busca e apreensão, nos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Piauí, além do Distrito Federal. Também existem ações de cooperação policial internacional com medidas sendo cumpridas no Uruguai. Além disso, foram determinadas, pela Justiça, outras medidas diversas da prisão, tais como suspensão do exercício de função pública, proibição de contatos e de acesso a determinados locais.


Os investigados  responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, da Lei 12.850/2013; peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, previstos no Código Penal Brasileiro; e "lavagem de dinheiro", da Lei 9.613/1998.

O outro lado

A reportagem do Portalodia.com procurou a assessoria do PSC em Teresina. 

Por meio de nota, o presidente estadual do PSC do Piauí informou que a operação deflagrada hoje em Teresina pela Polícia Federal trata-se de uma ramificação das investigações que estão ocorrendo no Governo do Rio de Janeiro, que é do mesmo partido político. O presidente estadual ressalta que ocupou cargo de assessoria no governo Witzel, mas que se afastou da função há mais de um ano por decisão própria.

O chefe do diretório do PSC no Piauí disse ainda que está tranquilo e colaborando com o trabalho da polícia. “Confio na justiça e em meu direito de defesa”, finalizou.

Por: Maria Clara Estrêla e Isabela Lopes
Mais sobre: